SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EJA: O CONHECIMENTO QUE A VIDA ENSINA E A ESCOLA PRECISA RECONHECER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6557

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Conhecimento Prévio, Saberes da vida, Aprender com sentido, Respeito à trajetória

Resumo

Este artigo nasceu da escuta atenta e do olhar sensível sobre a trajetória de tantos jovens e adultos que, mesmo diante de tantos obstáculos, decidiram voltar a estudar. A pesquisa, de caráter exclusivamente bibliográfico, buscou compreender como os saberes da experiência aqueles aprendidos na vida, no trabalho, nas relações e nas lutas diárias podem (e devem) ser valorizados na Educação de Jovens e Adultos. A partir do diálogo com autores como Paulo Freire, Miguel Arroyo, Maurice Tardif e António Nóvoa, o estudo defende que o conhecimento não começa na escola, mas sim na vida. Os resultados apontam que reconhecer o que o aluno já sabe é uma forma de dar sentido ao que ele ainda pode aprender, tornando a aprendizagem mais significativa, respeitosa e verdadeira. Quando a escola acolhe as vivências dos estudantes e constrói o saber com base nelas, ela se transforma em um espaço de reencontro com a dignidade e com o prazer de aprender.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ranier Figueredo

    Mestre em Educação Física e Atividade Física - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Educação Física Escolar e Fisiologia do Exercício. Graduado em Educação Física. Professor de Educação Física no estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Tubarão.

     

  • Leda Maria Zilli

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Artes Visuais. Especialização em História da arte e arte educação. Professora de Artes da rede municipal de Tubarão.

     

  • Mirian Farias Gomes

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em. Graduada em Letras Português e inglês. Especialista em Metodologia e prática interdisciplinar do ensino. Assistente Técnico Pedagógico no Estado de Santa Catarina.

  • Maria de Lourdes Machado de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Educação Artística. Especialização em Metodologia de Ensino. 

  • Jádina de Farias Neves

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Artes Visuais e Pedagogia. Especialista em Metodologia e Pratica Interdisciplinar do Ensino. Professora de Artes da rede municipal de Tubarão.

     

  • Wagner Cardoso de Maria

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduado em Sociologia. Técnico da Gerência de Educação de Tubarão e Professor de Sociologia.

  • Rita de Cássia Cavalaro de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia e História. Especialista em Psicopedagogia. Assistente de Educação no Estado de Santa Catarina.

     

  • Patricia Marcondes Demelis

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia e História. Especialista em Psicopedagogia.  Assistente de Educação no Estado de Santa Catarina.

  • Gilson Schimtz Michels

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduado em Pedagogia, História, Informática, Gestão Comercial, Geografia e Gastronomia. Especialista em Tecnologias Educacionais e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Professor no Estado de Santa Catarina.

     

  • Clailton Damaceno Paz

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduado em Educação Física. Especialista em Educação Física. Assessor de direção do CEJA de Tubarão e professor de Educação Física na Prefeitura de Tubarão.

     

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: Imagens e autoimagens. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996). Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 maio 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação popular na escola cidadã. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2020.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/. Acesso em: 13 maio 2025.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MACEDO, Lúcia; SOUZA, João Carlos. Currículo e identidade na EJA: perspectivas críticas e experiências emancipatórias. Campinas: Papirus, 2018.

MOREIRA, Marco Antônio. Teoria da aprendizagem significativa: um referencial para organizar o currículo por competências. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

MOURA, Ana Paula; SANTANA, Ricardo. Tecnologias e afetividade na EJA: desafios e possibilidades. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 230-248, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis. Acesso em: 10 maio 2025.

NÓVOA, António. O tempo dos professores. Lisboa: Educa, 2017.

NUNES, Tereza; ALMEIDA, Flávia. Experiências exitosas na EJA: relatos e reflexões. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

SOARES, Leôncio. Educação de jovens e adultos: políticas públicas e desafios contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/. Acesso em: 14 maio 2025.

SOUZA, Marina; CALIMAN, Lúcio. Educação de adultos e práticas de escuta sensível: por uma pedagogia da presença. Revista Pedagógica, v. 24, n. 50, p. 112-129, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

SABERES DA EXPERIÊNCIA NA EJA: O CONHECIMENTO QUE A VIDA ENSINA E A ESCOLA PRECISA RECONHECER. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(8), e686557. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i8.6557