POLÍTICAS DE TREINAMENTO: SUA INCIDÊNCIA NAS COMPETÊNCIAS DOS EMPREGADOS DA BANCA COMERCIAL ANGOLANA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6819Palavras-chave:
trabalho Tcc Tcc, trabalho Tcc Tcc , Apoio social.Resumo
A abordagem do artigo versa sobre políticas de treinamento – sua influência nas competências dos empregados da banca comercial angolana, com enfoque aos bancos BAI, Millennium Atlântico e Caixa Geral Angola, cujas dependências àquelas sedeadas em Cabinda. A pesquisa principiou-se da seguinte questão científica: que incidências têm as políticas de treinamento adoptadas pela banca comercial em Angola nas competências dos seus empregados? Partindo deste quesito, pressupôs-se que a adopção de políticas de treinamento contínuas, estruturadas e focados em competências comportamentais, para além de contribuírem para o aumento das competências técnicas dos empregados, impactam também, positivamente no atendimento ao cliente. O objectivo geral consistiu em analisar essa relação, complementada por objectivos específicos, voltados à revisão teórica, à descrição metodológica e à análise empírica. A investigação utilizou métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, com base em pesquisa explicativa e descritiva, aplicando inquéritos por questionário a uma amostra de colaboradores bancários. Os resultados demonstram uma correlação positiva entre as políticas de treinamento e o desenvolvimento das competências técnicas. Contudo, a hipótese referente ao impacto nas competências comportamentais foi apenas parcialmente confirmada, evidenciando a importância de factores complementares como cultura organizacional e avaliação contínua.
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