Políticas de treinamento, sua influência nas competências dos empregados da Banca comercial Angolana

Autores

  • Edmundo Mocono Ngula Nduli
  • João Pitra dos Santos Napoleão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6819

Palavras-chave:

trabalho Tcc Tcc, trabalho Tcc Tcc

Resumo

A abordagem do artigo versa sobre políticas de treinamento – sua influência nas competências dos empregados da banca comercial angolana, com enfoque aos bancos BAI, Millennium Atlântico e Caixa Geral Angola, cujas dependências àquelas sedeadas em Cabinda. A pesquisa principiou-se da seguinte questão científica: que incidências têm as políticas de treinamento adoptadas pela banca comercial em Angola nas competências dos seus empregados? Partindo deste quesito, pressupôs-se que a adopção de políticas de treinamento contínuas, estruturadas e focados em competências comportamentais, para além de contribuírem para o aumento das competências técnicas dos empregados, impactam também, positivamente no atendimento ao cliente. O objectivo geral consistiu em analisar essa relação, complementada por objectivos específicos, voltados à revisão teórica, à descrição metodológica e à análise empírica. A investigação utilizou métodos de abordagem quantitativa e qualitativa, com base em pesquisa explicativa e descritiva, aplicando inquéritos por questionário a uma amostra de colaboradores bancários. Os resultados demonstram uma correlação positiva entre as políticas de treinamento e o desenvolvimento das competências técnicas. Contudo, a hipótese referente ao impacto nas competências comportamentais foi apenas parcialmente confirmada, evidenciando a importância de factores complementares como cultura organizacional e avaliação contínua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Edmundo Mocono Ngula Nduli

    Mestrando em Gestão de Empresas, pela Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro.

  • João Pitra dos Santos Napoleão

    Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro.

Referências

ABBAD, G.; VARGAS, M. R. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. In: BUSSULAR, C. R. (Org.). Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Curitiba: IESDE, 2010.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

CHIAVENATO, I. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LOEFFLER, F. Avaliação de treinamento: métodos e boas práticas. [S. l.]: RH Portal, 2022.

NAPOLEÃO, J. P. S. Formação integrada e desenvolvimento de competências nas empresas públicas angolanas. Revista de Economia e Gestão, Cabinda, v. 2, n. 1, p. 55–68, 2023.

REGINATTO, R. O. Treinamento e desenvolvimento como ferramenta estratégica. Revista de Administração e Negócios, v. 12, p. 88–101, 2004.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

VASCONCELLOS, E. Treinamento e Desenvolvimento: práticas e casos. São Paulo: Pioneira, 2005.

Downloads

Publicado

24/09/2025

Edição

Secção

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Categorias

Como Citar

Políticas de treinamento, sua influência nas competências dos empregados da Banca comercial Angolana. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e616819. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6819