CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ELEMENTARY EDUCATION IN ANAJÁS-PA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.6932

Keywords:

Amazonian space. Marajó. Critical education.

Abstract

This article, part of the professional master's dissertation currently underway at PROFCIAMB-UFPA, aims to analyze the environmental perceptions of elementary school students in the final years of the Major Paiva Municipal Elementary School in Anajás, Pará, Marajó Island, Pará, based on observations of solid waste disposal and collection in the region. The methodology essentially involved a bibliographical survey of disposal practices and educational initiatives contextualized within the Amazon region, based on Critical Environmental Education and the Sustainable Development Goals (SDGs 11 and 12), aiming to foster youth empowerment and the transformation of sustainable practices. The expected results include increased socio-environmental awareness, changes in attitudes, and the consolidation of schools as agents of environmental transformation in the municipality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Murilo Moraes Moreira, Universidade Federal do Pará

    Professor na Rede de Ensino Municipal da Cidade de Anajás (PA). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Pará (2023 - 2024). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2017 - 2022). Mestrando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFPA). Atuou como Professor Residente pelo Programa de Residência Pedagógica da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Azevedo (2019 - 2020) e na Escola de Aplicação da UFPA (2020 - 2021). Dedicou-se aos estudos no Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (2019 - 2021). Está à frente da Coordenação Pedagógica do Centro de Ensino São Bento. Atualmente, compõe o Grupo de Pesquisa Geografia Física, Paisagem e Ambiente, debruçando-se nos estudos acerca da criatividade e inovação em metodologias de ensino, natureza e paisagem no ensino de Geografia, e Domínio Amazônico: sociedade e ambiente.

  • Rosemery da Silva Nascimento, Universidade Federal do Pará

    Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professora efetiva Associado nível III da Universidade Federal do Pará, onde ministra as disciplinas Tópicos de Geociências, Elementos de Geologia, Geologia e Mineralogia Aplicada, Introdução a Geociências, Geologia Geral, Mineralogia, Petrologia e Introdução à Gemologia. Foi Diretora da Faculdade de Geologia da UFPA (2010-2014), membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPA (2010-2016), Coordenadora do Curso de Especialização em Geotecnologias (2011-2013) e Coordenadora do Curso de Especialização em Rochagem e Remineralização de Solos (2018-2020) do IG-UFPA. Atualmente é Tutora do Grupo PET-GEOLOGIA-UFPA (https://www.petgeologiaufpa.com), membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Geologia da UFPA e da Faculdade de Conservação e Restauro-ITEC-UFPA, membro do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFPA e membro da comissão de Ouvidoria-UFPA dentro do IG-UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em mineralogia, petrologia e geoquímica, participando também na área de Ensino Básico em Geociências.

References

ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais – o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos Avançados, v. 24, n. 68, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/hSdks4fkGYGb4fDVhmb6yxk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 maio 2025.

COSTIN, C. Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VLC3SCvmSvBbKK3F3YWN5qz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2025.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUERRA, A. de L. e R. et al.; Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 7, p. e4019, 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i7.4019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/4019. Acesso em: 15 nov. 2025.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F da. AS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40 jan./mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2025.

LEAL, M. V. S; DIAS, M. C; PONTES, A. N. A educação ambiental ecosófica: uma proposta ecoespiritual para espaços formais de ensino. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 8, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/19389. Acesso em 28 maio 2025.

LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

OLIVEIRA, E. C. M. A. de; AVELAR, K. E. S.; FERREIRA, R. D. P. Educação Ambiental e gestão de resíduos sólidos: uma revisão integrativa. Caderno Pedagógico, v. 22, n. 8, p. e17634, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n8-290. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/17634. Acesso em: 15 nov. 2025.

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU Brasil). Sobre nosso trabalho para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil. [S. l.]: ONU, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 27 maio 2025.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAJÁS (PA). Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB: volume III. Anajás: Prefeitura Municipal de Anajás. Disponível em: https://anajas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/vol-III.pdf. Acesso em: 13 nov. 2025.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2010.

SILVA, J. B.; PINTO, E. C. B. PINHEIRO. M. F. D. Análise do PPP da Escola Bosque, Belém, Pará. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 28, set./dez. de 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/14746. Acesso em: 02 jun. 2025.

Published

27/11/2025

How to Cite

CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ELEMENTARY EDUCATION IN ANAJÁS-PA. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(12), e6126932. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.6932