EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO FUNDAMENTAL EM ANAJÁS-PA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.6932Palavras-chave:
Educação crítica, Espaço amazônico, MarajóResumo
Este artigo é parte integrante da dissertação de Mestrado Profissional em andamento no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (PROFCIAMB-UFPA), e tem como objetivo analisar a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental das séries finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Paiva, em Anajás (PA), Ilha do Marajó, estado do Pará, com base na observação do descarte e coleta de resíduos sólidos da região. A metodologia envolveu essencialmente um levantamento bibliográfico sobre práticas de descarte e ações educativas contextualizadas ao território amazônico com base na Educação Ambiental Crítica e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11 e 12), a fim de fomentar o protagonismo juvenil e a transformação de práticas sustentáveis. Os resultados esperados incluem ampliação da consciência socioambiental, mudanças de atitude e consolidação da escola como agente de transformação ambiental no município.
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