REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ANATOMIA VETERINÁRIA RELACIONADA À PRÁTICA CLÍNICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6800Palavras-chave:
Ensino; Medicina Veterinária; Anatomia VeterináriaResumo
No início da vida acadêmica na Medicina Veterinária, nos deparamos com a disciplina Anatomia Veterinária que está dividida em dois períodos; um em cada semestre, contemplando um ano de vivência na Disciplina. A disciplina de anatomia é descritiva sob o ponto de vista macroscópico do corpo, sendo didaticamente dividida em sistemas estruturais e viscerais. Objetivo: Refletir acerca da relação do ensino da Anatomia Veterinária e a prática clínica da Medicina Veterinária. Método: ensaio teórico de cunho reflexivo sustentado em literatura nacional e a vivência como estudante de graduação de Medicina Veterinária. Resultados: a discussão foi apresentada nos tópicos: “O ensino da Anatomia Veterinária” e “Metodologias ativas, a prática clínica e sua correlação com a Anatomia Veterinária”, os quais interligam-se e discorrem a respeito dos pontos de convergência existentes entre as temáticas em análise. Considerações finais: o processo de ensino-aprendizagem em Anatomia Veterinária indica a necessidade de aprimoramento dos recursos didáticos direcionados para ações que acompanhem sua complexidade e seus desafios. É válido frisar que o texto desperta para a possibilidade da adoção, por parte dos docentes, de outras possibilidades didáticas para o ensino da Anatomia Veterinária.
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