DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO BILINGUISMO: UMA EXPLORAÇÃO NOS CONTEXTOS COGNITIVO E SOCIAL, COM FOCO NAS ESCOLAS BILÍNGUES BRASILEIRAS

Autores

  • Cryslane de Andrade Antony

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6861

Palavras-chave:

Educação Bilíngue. Brasil. Professor

Resumo

O artigo "Desafios e Benefícios do Bilinguismo: Uma Exploração nos Contextos Cognitivo e Social, com Foco nas Escolas Bilíngues Brasileiras" realiza uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento e implementação do bilinguismo nas escolas, com ênfase nos contextos cognitivo e social, especialmente no cenário brasileiro. O bilinguismo nas escolas tornou-se objeto de crescente interesse, especialmente no contexto diversificado do Brasil, que possuí uma linguística rica e grande variedade étnica. Este artigo científico envolveu uma busca aprofundada à compreensão dos desafios e benefícios associados à Educação Bilíngue, uma análise crítica de estudos acadêmicos nos contextos cognitivo e social, concentrando-se em algumas escolas bilíngues brasileiras. A pesquisa aborda teorias, estudos e práticas educacionais relacionadas ao bilinguismo, proporcionando uma visão aprofundada desses elementos no cenário educacional do Brasil. O artigo também discute as implicações pedagógicas e políticas do bilinguismo no Brasil, considerando os aspectos históricos, sociolinguísticos e educacionais que influenciam essa realidade.

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Biografia do Autor

  • Cryslane de Andrade Antony

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado em Ciência de la Educación pela Universidade de la integración de las Americas (UNIDA). Doutoranda em Ciência da Educación pela Universidad de la Integración de las Americas (UNIDA).

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Publicado

25/10/2025

Como Citar

DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO BILINGUISMO: UMA EXPLORAÇÃO NOS CONTEXTOS COGNITIVO E SOCIAL, COM FOCO NAS ESCOLAS BILÍNGUES BRASILEIRAS. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e5116861. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6861