PARA ALÉM DO DECIMAL: A BASE 6 COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Autores

  • Douglas Henrique de Oliveira Braz Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Ana Paula Hipólito Sesi

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.7021

Palavras-chave:

Base 6, Educação Matemática, Raciocínio Lógico

Resumo

Este artigo discute o uso pedagógico da base 6 como estratégia para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático na educação básica. A proposta fundamenta-se em uma perspectiva histórica e epistemológica, evidenciando que os sistemas de numeração são construções culturais e não universais. Ao introduzir bases não decimais, como a base 6, promove-se uma aprendizagem significativa, que supera a memorização mecânica e estimula habilidades cognitivas superiores, como abstração e flexibilidade intelectual. A intervenção realizada com estudantes do 6º ano demonstrou que atividades práticas, como conversão entre bases, operações aritméticas e criação de códigos secretos, favorecem a compreensão conceitual, o protagonismo discente e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Os resultados indicam que essa abordagem contribui para uma educação matemática crítica e transformadora, articulando teoria e prática e ampliando a visão dos alunos sobre a matemática como construção histórica e cultural.

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Biografia do Autor

  • Douglas Henrique de Oliveira Braz, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

    Doutor em Docência e Gestão Educacional pela Universidade de São Caetano do Sul, Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Licenciado em Matemática pela Universidade do Oeste Paulista e em Ciências Biológicas pela Faculdade Única de Ipatinga.

  • Ana Paula Hipólito, Sesi

    Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

24/11/2025

Como Citar

PARA ALÉM DO DECIMAL: A BASE 6 COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6117021. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.7021