MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE É A ESPECIALIDADE DO FUTURO? DOCUMENTÁRIO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO PARA O CURSO DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7036

Palavras-chave:

Medicina de Família, Formação Médica

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) e, consequentemente, a Medicina de Família e Comunidade (MFC) são pilares essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, demandando profissionais capacitados para uma abordagem centrada na pessoa e no contexto social. Esta investigação deriva de uma Dissertação de Mestrado Profissional da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e teve como objetivo central analisar a percepção dos estudantes de Medicina sobre a MFC e avaliar o impacto de um Produto Educacional (PE) audiovisual – o documentário “Medicina de Família e Comunidade: é a especialidade do futuro?” – como ferramenta de mediação pedagógica. A metodologia, de abordagem exploratória qualitativa, utilizou um modelo de pré e pós-teste, aplicando questionários semiestruturados a 75 estudantes do curso de Medicina. Inicialmente, o diagnóstico pré-documentário revelou que o baixo prestígio da especialidade estava intrinsecamente ligado a fatores extrínsecos, como "Remuneração e condições de trabalho" (48%) e "Reconhecimento social" (42,7%). Após a intervenção, a análise qualitativa demonstrou uma ressignificação, com a MFC sendo percebida majoritariamente como a "especialidade do futuro". As justificativas se agruparam em três eixos de valorização: o enfoque no vínculo e cuidado integral, a visão estratégica para o SUS (como ordenadora do sistema) e o compromisso com a saúde coletiva (promoção e prevenção). Conclui-se que o PE se mostrou uma ferramenta eficaz na transformação da percepção discente, superando as barreiras de prestígio e alinhando os futuros médicos aos princípios humanizados e estratégicos da APS no Brasil.

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Biografias do Autor

  • Daniel Virginio, Afya Universidade Unigranrio 

    Graduado em Medicina, Pós-graduação em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual Federal do Rio de Janeiro (Unirio), especialista em Docência Superior pela Unigranrio, Doutor Honoris Causa pela Faculdade Formação Brasileira e Internacional de Capelania, Mestrando em Ensino, Ciências e Saúde pela AFYA Universidade Unigranrio.

  • Eline Das Flores Victer , Afya Universidade Unigranrio 

    Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Bolsista de produtividade B1 PROPESQ/FUNADESP (2014 - 2019) e JCNE (Jovem Cientista do Nosso Estado) /FAPERJ (2016 - 2019). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da UNIGRANRIO, antes chamado de Ensino das Ciências (PPGEC), no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Saúde. Docente na Educação Básica na disciplina de Matemática no Colégio Estadual Lions Club (SEEDUC-RJ). Editora-Chefe da Revista de Educação, Ciências e Matemática.

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Publicado

04/12/2025

Como Citar

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE É A ESPECIALIDADE DO FUTURO? DOCUMENTÁRIO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO PARA O CURSO DE MEDICINA. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(12), e6127036. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7036