DETECÇÃO DE SINAIS DE PROBLEMAS EMOCIONAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUAS POTENCIAIS CAUSAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6447Palavras-chave:
Adolescente, Aprendizagem, Problemas emocionaisResumo
A presente pesquisa é aplicada, do tipo descritiva, que teve como objetivo geral detectar problemas emocionais dos alunos do ensino médio. Entre os objetivos específicos, destacam-se a identificação dos níveis de compreensão, regulação e expressão das emoções, bem como o reconhecimento da tendência à busca por situações de risco e perigo em alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de uma instituição de ensino privada, localizada na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, na região Norte do Brasil. Com sua abordagem quantitativa, para a qual utilizou a amostra de 106 estudantes com idades entre 14 e 18 anos. Os resultados obtidos demonstraram um 50% no nível intermediário; isto significa que existe uma percentagem de adolescentes que estão expostos a determinados riscos, mas podem ter alguns fatores de proteção ou mecanismos de enfrentamento que lhes permitam resistir ou mitigar parcialmente os efeitos negativos. No entanto, não são totalmente resistentes ou protegidos. Se os problemas não forem identificados eles se tornaram fatores de risco, desenvolvimento ou agravamento de alguns problemas no futuro. Um aluno com problemas emocionais dificilmente conseguirá um bom desempenho nas aulas; será um aluno distraído, ausente e com pouca motivação para participar da dinâmica da aula.
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