DESIGN THINKING NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL: UM GUIA ELABORADO PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA ACADÊMICO ACAD
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6774Palavras-chave:
Inovação centrada no usuário, Valor públicoResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação do “Guia para Novos Usuários - Plataforma ACAD” no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. A substituição do sistema Stricto Sensu pelo ACAD, em 2023, sem período de transição, gerou dificuldades no processo de matrícula e na navegação dos discentes. Diante desse cenário, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Como mitigar as dificuldades enfrentadas pelos alunos regulares do PPGCSA no uso do Sistema ACAD, ampliando a percepção de valor público na gestão acadêmica?”. Para responder a esse questionamento, a pesquisa adotou o Design Thinking, aplicando sua abordagem centrada no usuário para otimizar a comunicação institucional e simplificar processos administrativos. O guia foi desenvolvido de forma colaborativa por discente, docente, coordenador e secretária do PPGCSA, sendo validado por iterações com a comunidade acadêmica. A pesquisa mapeou o fluxo de comunicação entre os principais atores institucionais, para que a solução estivesse alinhada às necessidades dos usuários. Os resultados demonstram o potencial do Design Thinking para aprimorar a experiência do usuário, fortalecer a participação acadêmica e tornar a gestão universitária mais acessível e eficiente. O estudo destaca a replicabilidade do guia para outros programas da UEPG e instituições de ensino superior, além de abrir caminhos para pesquisas futuras sobre inovação institucional e políticas acadêmicas.
Downloads
Referências
AGÊNCIA TEXTY. Nova fonte Roboto da Google melhora a leitura na web. Escola Educação, 1 mar. 2022. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/nova-fonte-roboto-da-google-melhora-a-leitura-na-web/. Acesso em: 19 jan. 2025.
BAECK, A.; GREMETT, P. Design thinking. In: DEGEN, H.; YUAN, X. (Eds.). UX best practices: how to achieve more impact with user experience. New York: McGraw-Hill Osborne Media, 2011.
BAILEY, J.; LLOYD, P. The introduction of design to policymaking: Policy Lab and the UK government. In: LLOYD, P.; BOHEMIA, E. (eds.). Future focused thinking - DRS International Conference 2016. 27-30 jun. 2016, Brighton, United Kingdom. Disponível em: https://doi.org/10.21606/drs.2016.314. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21606/drs.2016.314
BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução: Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
CAVALGANTE, P. L. Trends in public administration after hegemony of the new public management. Revista do Serviço Público, jun. 2019. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3212/2288. Acesso em: 24 out. 2024.
COHEN, R. Design thinking: a unified framework for innovation. Forbes, 31 mar. 2014. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/reuvencohen/2014/03/31/design-thinking-a-unified-framework-for-innovation/. Acesso em: 24 out. 2024.
COLORHEXA. ColorHexa: a color encyclopedia. [S. l.]: Colorhexa, 2025. Disponível em: https://www.colorhexa.com/. Acesso em: 19 jan. 2025.
COSTA, Diego da. Professores e estudantes da rede estadual têm acesso gratuito à plataforma Canva for Education. Porto Alegre: Secretaria da Educação, 04 mar. 2024. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/professores-e-estudantes-da-rede-estadual-tem-acesso-gratuito-a-plataforma-canva-fo-education. Acesso em: 19 out. 2024.
CRUZ, F. C.; MIRANDA, J. I. R.; BASEGIO, N. D.; MACIEL, S. P. S. Desafios nos fluxos administrativos da pós-graduação: aplicação de design thinking como ferramenta de acesso à informação. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 10, n. 18, 2024, p. 343-352. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9687. Acesso em: 14 ago. 2024.
DORST, K. The nature of design thinking. In: Proceedings of the 8th Design Thinking Research Symposium, Sydney: University of Technology, 2010. p. 131-139.
DUNNE, D.; MARTIN, R. Design thinking and how it will change management education: an interview and discussion. Academy of Management Learning & Education, v. 5, p. 512-523, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5465/amle.2006.23473212. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2006.23473212
ELSBACH, K. D.; STIGLIANI, I. Design thinking and organizational culture: a review and framework for future research. Journal of Management, v. 44, p. 2274-2306, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0149206317744252. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206317744252
MOORE, Mark H. Creating public value: Strategic management in government. [S. l.]: Harvard University Press, 1995.
PLATTNER, H.; MEINEL, C.; WEINBERG, U. Design thinking: innovation lernen; Ideenwelten öffnen. München: mi-Wirtschaftsbuch, Finanzbuch Verlag, 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (Ponta Grossa). Instrução Normativa n° 4 de 07 de fevereiro de 2023. Estabelece sobre as obrigações dos mestrandos bolsistas e doutorandos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/wp-content/uploads/sites/34/2023/02/IN-4-2023-obrigacoes-bolsistas-perante-o-Programa.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.
RAZZOUK, R.; SHUTE, V. What is design thinking and why is it important? Review of Educational Research, v. 82, n. 3, p. 330-348, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0034654312457429. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654312457429
SECRETARIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO - CIPP. MATRÍCULAS 2023 - DIAS 22 E 23/03/2023. Destinatários: 230[...]@uepg.br, 410[...]@uepg.br, clo[...]@gmail.com, frb[...]@gmail.com, fra[...]@yahoo.com.br, 310[...]@uepg.br, grs[...]@uep g.br, 310[...]@uepg.br, mah[...]@yahoo.com.br, 310[...]@uepg.br, rmo[...]@uepg.br, reg[...]@uepg.br, 310[...]@uepg.br, vpa[...]@hotmail.com, ama[...]@hotmail.com, 310[...]@uepg.br, 202[...]@uepg.br, ann[...]@gmail.com, 180[...]@uepg.br, 190[...]@uepg.br, 190[...]@uepg.br, 170[...]@uepg.br, car[...]@hotmail.com, dan[...]@hotmail.com, 190[...]@uepg.br, 220[...]@uepg.br 220[...]@uepg.br, gui[...]@redesagradafamilia.com.br, gui[...]@hotmail.com, con[...]@gmail.com, ju[...]@hotmail.com, let[...]@hotmail.com, 310[...]@uepg.br, 180[...]@uepg.br, mpk[...]@gmail.com, mat[...]@hotmail.com, mic[...]@yahoo.com.br, nat[...]@gmail.com, nay[...]@gmail.com, reb[...]@gmail.com, sch[...]@gmail.com, vmb[...]@gmail.com, 181[...]@uepg.br, edu[...]@gmail.com. Ponta Grossa, 21 mar. 2024. E-mail.
SECRETARIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CIPP. Total de discentes - PPGCSA. Destinatário: nay[...]@gmail.com. Ponta Grossa, 14 jun. 2024. E-mail.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. 169 p. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1582/4/teoriacor.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.
UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/wpcontent/uploads/sites/34/2019/10/Regulamento-atualcerto.pdf. Acesso em: 21 set. 2024.
UEPG. Editais. Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas – Cursos de Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/editais/. Acesso em: 05 set. 2024.
UEPG. Números UEPG Edição 2023. Pró-Reitoria de Planejamento – PROPLAN. Disponível em: https://www2.uepg.br/proplan/wp-content/uploads/sites/145/2024/06/Numeros-UEPG-2023-EDICAO-FINAL.pdf. Acesso em: 9 out. 2024.
UEPG. Regimento interno. Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/reitoria/documentos/192021-08-0524.pdf. Acesso em: 21 nov. 2024.
UEPG. Regulamento. Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas – Cursos de Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa –
UEPG. Sistemas. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/abertura/. Acesso em: 19 out. 2023.
UEPG. Stricto Sensu - Discente. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/proreitorias/propesp/posgraduacao/stricto/indexDiscente.php. Acesso em: 19 out. 2023.
W3SCHOOLS. Tutorial de Cores. [S. l.]: W3Schools, 2024. Disponível em: Refscolors_hexadecimal.asp. Acesso em: 19 out. 2024.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.