DESIGN THINKING NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL: UM GUIA ELABORADO PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA ACADÊMICO ACAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6774

Palavras-chave:

Inovação centrada no usuário, Valor público

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a implementação do “Guia para Novos Usuários - Plataforma ACAD” no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. A substituição do sistema Stricto Sensu pelo ACAD, em 2023, sem período de transição, gerou dificuldades no processo de matrícula e na navegação dos discentes. Diante desse cenário, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Como mitigar as dificuldades enfrentadas pelos alunos regulares do PPGCSA no uso do Sistema ACAD, ampliando a percepção de valor público na gestão acadêmica?”. Para responder a esse questionamento, a pesquisa adotou o Design Thinking, aplicando sua abordagem centrada no usuário para otimizar a comunicação institucional e simplificar processos administrativos. O guia foi desenvolvido de forma colaborativa por discente, docente, coordenador e secretária do PPGCSA, sendo validado por iterações com a comunidade acadêmica. A pesquisa mapeou o fluxo de comunicação entre os principais atores institucionais, para que a solução estivesse alinhada às necessidades dos usuários. Os resultados demonstram o potencial do Design Thinking para aprimorar a experiência do usuário, fortalecer a participação acadêmica e tornar a gestão universitária mais acessível e eficiente. O estudo destaca a replicabilidade do guia para outros programas da UEPG e instituições de ensino superior, além de abrir caminhos para pesquisas futuras sobre inovação institucional e políticas acadêmicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Nayara Darabas Basegio

    Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. 

  • Fabrício Bittencourt da Cruz

    Doutor em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Estadual de São Paulo, Brasil. Graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

     

  • João Irineu de Resende Miranda

    Doutor em Direito Internacional, Universidade de São Paulo, Brasil. Coordenador de Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil.

     

  • Sandra Negri

    Doutora em Administração Pública, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil. Servidora pública federal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

     

     

Referências

AGÊNCIA TEXTY. Nova fonte Roboto da Google melhora a leitura na web. Escola Educação, 1 mar. 2022. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/nova-fonte-roboto-da-google-melhora-a-leitura-na-web/. Acesso em: 19 jan. 2025.

BAECK, A.; GREMETT, P. Design thinking. In: DEGEN, H.; YUAN, X. (Eds.). UX best practices: how to achieve more impact with user experience. New York: McGraw-Hill Osborne Media, 2011.

BAILEY, J.; LLOYD, P. The introduction of design to policymaking: Policy Lab and the UK government. In: LLOYD, P.; BOHEMIA, E. (eds.). Future focused thinking - DRS International Conference 2016. 27-30 jun. 2016, Brighton, United Kingdom. Disponível em: https://doi.org/10.21606/drs.2016.314. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21606/drs.2016.314

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução: Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

CAVALGANTE, P. L. Trends in public administration after hegemony of the new public management. Revista do Serviço Público, jun. 2019. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3212/2288. Acesso em: 24 out. 2024.

COHEN, R. Design thinking: a unified framework for innovation. Forbes, 31 mar. 2014. Disponível em: http://www.forbes.com/sites/reuvencohen/2014/03/31/design-thinking-a-unified-framework-for-innovation/. Acesso em: 24 out. 2024.

COLORHEXA. ColorHexa: a color encyclopedia. [S. l.]: Colorhexa, 2025. Disponível em: https://www.colorhexa.com/. Acesso em: 19 jan. 2025.

COSTA, Diego da. Professores e estudantes da rede estadual têm acesso gratuito à plataforma Canva for Education. Porto Alegre: Secretaria da Educação, 04 mar. 2024. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/professores-e-estudantes-da-rede-estadual-tem-acesso-gratuito-a-plataforma-canva-fo-education. Acesso em: 19 out. 2024.

CRUZ, F. C.; MIRANDA, J. I. R.; BASEGIO, N. D.; MACIEL, S. P. S. Desafios nos fluxos administrativos da pós-graduação: aplicação de design thinking como ferramenta de acesso à informação. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 10, n. 18, 2024, p. 343-352. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9687. Acesso em: 14 ago. 2024.

DORST, K. The nature of design thinking. In: Proceedings of the 8th Design Thinking Research Symposium, Sydney: University of Technology, 2010. p. 131-139.

DUNNE, D.; MARTIN, R. Design thinking and how it will change management education: an interview and discussion. Academy of Management Learning & Education, v. 5, p. 512-523, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5465/amle.2006.23473212. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2006.23473212

ELSBACH, K. D.; STIGLIANI, I. Design thinking and organizational culture: a review and framework for future research. Journal of Management, v. 44, p. 2274-2306, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0149206317744252. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206317744252

MOORE, Mark H. Creating public value: Strategic management in government. [S. l.]: Harvard University Press, 1995.

PLATTNER, H.; MEINEL, C.; WEINBERG, U. Design thinking: innovation lernen; Ideenwelten öffnen. München: mi-Wirtschaftsbuch, Finanzbuch Verlag, 2009.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (Ponta Grossa). Instrução Normativa n° 4 de 07 de fevereiro de 2023. Estabelece sobre as obrigações dos mestrandos bolsistas e doutorandos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/wp-content/uploads/sites/34/2023/02/IN-4-2023-obrigacoes-bolsistas-perante-o-Programa.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

RAZZOUK, R.; SHUTE, V. What is design thinking and why is it important? Review of Educational Research, v. 82, n. 3, p. 330-348, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0034654312457429. Acesso em: 24 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654312457429

SECRETARIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO - CIPP. MATRÍCULAS 2023 - DIAS 22 E 23/03/2023. Destinatários: 230[...]@uepg.br, 410[...]@uepg.br, clo[...]@gmail.com, frb[...]@gmail.com, fra[...]@yahoo.com.br, 310[...]@uepg.br, grs[...]@uep g.br, 310[...]@uepg.br, mah[...]@yahoo.com.br, 310[...]@uepg.br, rmo[...]@uepg.br, reg[...]@uepg.br, 310[...]@uepg.br, vpa[...]@hotmail.com, ama[...]@hotmail.com, 310[...]@uepg.br, 202[...]@uepg.br, ann[...]@gmail.com, 180[...]@uepg.br, 190[...]@uepg.br, 190[...]@uepg.br, 170[...]@uepg.br, car[...]@hotmail.com, dan[...]@hotmail.com, 190[...]@uepg.br, 220[...]@uepg.br 220[...]@uepg.br, gui[...]@redesagradafamilia.com.br, gui[...]@hotmail.com, con[...]@gmail.com, ju[...]@hotmail.com, let[...]@hotmail.com, 310[...]@uepg.br, 180[...]@uepg.br, mpk[...]@gmail.com, mat[...]@hotmail.com, mic[...]@yahoo.com.br, nat[...]@gmail.com, nay[...]@gmail.com, reb[...]@gmail.com, sch[...]@gmail.com, vmb[...]@gmail.com, 181[...]@uepg.br, edu[...]@gmail.com. Ponta Grossa, 21 mar. 2024. E-mail.

SECRETARIA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CIPP. Total de discentes - PPGCSA. Destinatário: nay[...]@gmail.com. Ponta Grossa, 14 jun. 2024. E-mail.

SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. 169 p. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1582/4/teoriacor.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.

UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/wpcontent/uploads/sites/34/2019/10/Regulamento-atualcerto.pdf. Acesso em: 21 set. 2024.

UEPG. Editais. Programa de Pós - Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas – Cursos de Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppgcsa/editais/. Acesso em: 05 set. 2024.

UEPG. Números UEPG Edição 2023. Pró-Reitoria de Planejamento – PROPLAN. Disponível em: https://www2.uepg.br/proplan/wp-content/uploads/sites/145/2024/06/Numeros-UEPG-2023-EDICAO-FINAL.pdf. Acesso em: 9 out. 2024.

UEPG. Regimento interno. Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/reitoria/documentos/192021-08-0524.pdf. Acesso em: 21 nov. 2024.

UEPG. Regulamento. Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas – Cursos de Mestrado e Doutorado, Universidade Estadual de Ponta Grossa –

UEPG. Sistemas. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/abertura/. Acesso em: 19 out. 2023.

UEPG. Stricto Sensu - Discente. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP. Disponível em: https://sistemas.uepg.br/producao/proreitorias/propesp/posgraduacao/stricto/indexDiscente.php. Acesso em: 19 out. 2023.

W3SCHOOLS. Tutorial de Cores. [S. l.]: W3Schools, 2024. Disponível em: Refscolors_hexadecimal.asp. Acesso em: 19 out. 2024.

Publicado

11/09/2025

Como Citar

DESIGN THINKING NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL: UM GUIA ELABORADO PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SISTEMA ACADÊMICO ACAD. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(9), e696774. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6774