CONTOS COMO PRÁTICA CULTURAL: UMA ETNOGRAFIA DAS NARRATIVAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.6788

Palavras-chave:

Narrativas de expressão oral. Língua portuguesa. Vatshwa.

Resumo

Este estudo apresenta uma análise etnográfica de narrativas de expressão oral que circulam em Massinga, evidenciando os aspetos morfológicos e temáticos tendo em conta o espaço sociocultural onde as narrativas circulam, bem como o seu potencial para uso em sala de aula de língua portuguesa. Os pressupostos para este estudo são os seguintes (i) as narrativas de expressão oral que circulam em Massinga veiculam valores socioculturais e mundividência dos vatshwa; (ii) os contos não são apenas entretenimento, mas dispositivos culturais que moldam modos de pensar e agir. A coleta dos textos do corpus foi realizada na localidade de Unguana – Distrito de Massinga, onde 6 membros da comunidade partilharam algumas narrativas. Para o alcance dos objetivos desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, numa abordagem indutiva. Em termos de procedimentos técnicos, optámos pela pesquisa bibliográfica, da fase conceptual à fase empírica; para a coleta de dados (narrativas de expressão oral) na comunidade, usámos o método etnográfico. A análise estrutural e temática das narrativas foi baseada em Junod (1996) e Rosário (2008), sobre a cultura dos vatshwa, consultámos Siquisse (2006). Da análise, concluímos que as narrativas apresentam elementos característicos do universo sociocultural dos vatshwa, como poligamia, papéis sociais da mulher e do homem, aspetos mágico religiosos, uso de plantas para curar doenças ou outros males, aspetos económicos atinentes às formas de produção de alimentos e geração de renda; hospitalidade. Notámos igualmente que as narrativas têm um enorme potencial para serem usadas no contexto de sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Jonas Alfiado Manhice, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutorando em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas pela Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. Mestre em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica de Maputo e Licenciado em Ensino de Língua Portuguesa pela mesma universidade; Docente efetivo na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Save-Massinga, Moçambique.

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Publicado

27/12/2025

Como Citar

CONTOS COMO PRÁTICA CULTURAL: UMA ETNOGRAFIA DAS NARRATIVAS EM SALA DE AULA. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 7(1), e716788. https://doi.org/10.47820/recima21.v7i1.6788