O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM FORMATO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DO IFMA - CAMPUS BACABAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6792

Palavras-chave:

Experiências exitosas. Ensino Remoto. Estágio Supervisionado. Licenciatura em Química.

Resumo

No presente artigo apresentamos a prática dos Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Química no formato remoto, a qual teve como objetivo adequar os Estágios Curriculares Supervisionados para a modalidade remota, permanecendo o vínculo junto à comunidade. Os procedimentos metodológicos adotados foram: reuniões formais com a gestão do campus, com o colegiado do curso e professores da área; elaboração de resolução para formalizar o novo formato de estágio e adoção da plataforma Google Meet, para a realização do estágio na educação básica do IFMA, com a presença dos professores supervisores e participação da professora de estágio. Os resultados deste formato de estágio incluíram a promoção de reflexões de suas práticas por meio dos seus memoriais e a autoanálise sobre o papel do educador dentro de um contexto de pandemia. Como contribuição, houve a criação de uma página na web que transmite aulas gratuitas de Química para a comunidade interna e externa do campus, realizadas pelos estagiários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Williane de Fátima Vieira Batista

    Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Professora Intérprete do C. E. Prof. Rafael Braga de Oliveira/Rede Estadual do Maranhão. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFMA - Campus Bacabal.

       

     

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

  • Matheus Alves Pereira

    Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Afiliação IFMA/Campus Bacabal. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA.

     

     

Referências

ALMEIDA, M I.; PIMENTA, S G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

ASSAI, N. D. de S.; BROIETTI, F. C. D.; ARRUDA, S. de M. O estágio supervisionado na formação inicial de professores: estado da arte das pesquisas nacionais da área de ensino de ciências. Educação em Revista, v.34 n. 0, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/102-4698203517. Acesso em: 16 jun. 2025 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698203517

BARBOZA, L. C.; VIGGIANO, E.; PRATA-LINHARES, M. M. O Estágio remoto como espaço de aprendizagem na formação de professores. Cadernos De Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 19, no Especial, p. 193–207, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.NEspecial.pp193-207. Acesso em: 18 abr. 2025 DOI: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2024.Vol19.NEspecial.pp193-207

MELO, K. A. de; ALVES, W. F. At the heart of the occupation: teaching learning and pedagogical sensitivity. Educação & Sociedade, v.44, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.266147. Acesso em: 20 mai. 2025 DOI: https://doi.org/10.1590/es.266147

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2022.

SANTANA, C. L. S.; BORGES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p.75 -92, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.175642316-3828.2020v10n1p75-92. Acesso em: 11 mai. 2025. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92

SANTOS, F. S. dos; NASCIMENTO, R. de S. O estágio supervisionado: perspectivas e desafios de estudantes do curso de licenciatura em ciências: biologia e química. Revista Delos, v.17, n. 62, p. e3327. Disponível em: https://doi.org/10.55905/rdelosv17.n62-176. Acesso em: 02 abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv17.n62-176

SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia COVID-. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.13, n. 32, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i32.14290. Acesso em: 20 maio 2025 DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14290

VEGA, J. L. A. et al. Distance education: technology and connectivity as preventive resources in the COVID- pandemic at public higher teacher training schools in Baja California Sur, Mexico. Creative Education, v. 13, n. 08, p. 2597-2611, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138166. Acesso em: 11 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.4236/ce.2022.138166

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado

28/09/2025

Como Citar

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM FORMATO REMOTO DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DO IFMA - CAMPUS BACABAL. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(9), e696792. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i9.6792