ESCOLA CATÓLICA E FORMAÇÃO INTEGRAL EM ANGOLA: EXIGÊNCIAS PARA UMA RESPOSTA EFICAZ AOS DESAFIOS DO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO

Autores

  • Flaviano Luemba Capita

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6845

Palavras-chave:

Escola Católica, Educação Cristã, Formação Integral, Valores Éticos e Morais

Resumo

O atual contexto socioeconômico angolano, marcado por uma profunda crise de valores e degradação da dignidade humana, desafia as instituições educativas a promoverem uma formação ética e integral. Neste cenário, a escola católica, alicerçada na visão cristã da pessoa e da sociedade, é chamada a reafirmar a sua identidade e missão evangelizadora. Este estudo teve como objetivo refletir criticamente sobre as exigências necessárias para que a escola católica responda, com fidelidade ao seu carisma, aos desafios do contexto socioeconômico atual em Angola e procurou responder à seguinte questão: quais são as exigências atuais para que a escola católica possa responder eficazmente aos desafios do contexto socioeconômico em Angola? A investigação combinou revisão bibliográfica e documental com uma pesquisa exploratória realizada em escolas católicas da Diocese de Cabinda, através de entrevistas não estruturadas a diretores e professores. Os dados obtidos serviram de base para a elaboração de uma análise SWOT e para a formulação de propostas concretas. Concluiu-se que a escola católica, embora partilhe metas educativas com outras instituições, distingue-se por uma identidade fundamentada no Evangelho. Para corresponder ao seu papel transformador, são necessárias intervenções em três eixos: o resgate da identidade católica, com maior autonomia curricular e fortalecimento do ambiente cristão; a valorização dos stakeholders internos, especialmente professores e funcionários; e a melhoria da organização institucional e pedagógica. Essas exigências, se assumidas com clareza e compromisso, podem tornar a escola católica uma referência educativa e moral, contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humanizada.

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Biografia do Autor

  • Flaviano Luemba Capita

    Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro.

     

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Publicado

08/10/2025

Como Citar

ESCOLA CATÓLICA E FORMAÇÃO INTEGRAL EM ANGOLA: EXIGÊNCIAS PARA UMA RESPOSTA EFICAZ AOS DESAFIOS DO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(10), e6106845. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6845