ÉTICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6879

Palavras-chave:

Ambiente acadêmico, Cultura ética, ética na educação

Resumo

Este artigo investiga como os desafios éticos se manifestam nas relações cotidianas do ambiente educacional. O estudo considerou o papel dos docentes e dos estudantes no âmbito universitário. O objetivo principal é compreender como a ética se manifesta no cotidiano acadêmico e quais barreiras impedem sua prática plena. Dessa forma, investigam-se desde questões de conduta individual, como plágio e passividade, até problemas estruturais, como preconceito e falta de recursos. Para tanto, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em levantamento bibliográfico. A análise da literatura aponta que a ética no ensino é um assunto complexo e que exige uma visão integrada sobre as responsabilidades de todos os participantes. Percebe-se que a ética precisa ir além do discurso formal, consolidar-se como uma atitude diária e um compromisso coletivo na comunidade acadêmica. Conclui-se que a formação de uma cultura ética forte depende da união efetiva entre universidade, docentes e discentes, sendo fundamental o fortalecimento do diálogo, da solidariedade e do protagonismo estudantil. Desse modo, a ética não é vista apenas como um critério de comportamento, mas como o fundamento essencial para o crescimento de indivíduos analíticos, informados e engajados socialmente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Italo Camilo da Silva Nogueira

    Docente do curso de Administração na Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás.

  • Amanda Gabrielly Sena de Siqueira

    Discente do curso de Administração na Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás.

  • Ana Raquel da Mata

    Discente do curso de Administração na Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás.

     

  • Thatiele Magalhães Silva

    Discente do curso de Administração na Universidade Federal de Goiás – Campus Goiás.

Referências

AIRES, João Paulo. O plágio e a integridade em pesquisa: uma revisão sistemática no Brasil. Revista Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 125-145, 2019. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/download/2660/1882/7463. Acesso em: 2 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.2.2660

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Saberes docentes e formação inicial de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 251-263, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007

AMORIM, D. M. Ética e educação: implicações a partir da revisão bibliográfica. Periagoge, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/periagoge/article/view/14789/11698. Acesso em: 2 set. 2025.

AVILÉS, J. M. Bullying: el maltrato entre iguales. Agressores, víctimas y testigos en la escuela. Salamanca: Amarú Ediciones, 2006.

BANKS, J. A. Cultural diversity and education: foundations, curriculum, and teaching. 6. ed. New York: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315622255

BARBOSA, F. D. D.; MARIANO, E. F.; SOUSA, J. M. Tecnologia e educação: perspectivas e desafios para a ação docente. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 70070-70079, 2020.

BARCELOS, V. Avaliação na educação de jovens e adultos: uma proposta solidária e cooperativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362014000200008

BASTOS, M. J. A importância da ética na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 264-276, jul. 2017. Disponível em: https://nucleodoconhecimento.com.br/educacao/etica-na-educacao. Acesso em: 2 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/etica-na-educacao

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.

DOMINGUES, Ivan. Ética, ciência e tecnologia. Kriterion – Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 45, n. 109, p. 5-32, jan./jun. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2004000100002

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus, 2005.

FRANCISCO, M. V.; LIBÓRIO, R. M. C. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 200-207, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000200005

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 3 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage Publications, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MORAN, J. M. Mudanças e inovações no ensino: o uso das tecnologias digitais. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. São Paulo: USP, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 10 set. 2025.

NUNES, Elisabete Borges Leal Lins Pimentel; RÊGO, Carolina de Almeida. A responsabilidade social universitária e a avaliação das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 605-627, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/wLhnRvgyQ8RMBzBhg8zcFmf/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2025.

PALMEIRA, R. L.; RIBEIRO, H. L.; SILVA, R. S. As metodologias ativas de aprendizagem e seu impacto no ensino superior. HOLOS, Natal, v. 36, n. 2, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/download/10810/pdf. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.10810

PINEAU, G.; BRUN-BONCOUR, G. Ethics in higher education: balancing professional and academic formation. Journal of Academic Ethics, Dordrecht, v. 16, n. 1, p. 45-60, 2018.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/buscador.html?task=detalhes&id=W2097210817. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816

SANTOS, J. V. T. A verdadeira igualdade. Revista da Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro, v. 20, n. 40, p. 11-20, 2003. DOI: https://doi.org/10.47240/revistadaesg.v20i43.356

SILVA, A. P. da. Metodologias ativas para o engajamento dos alunos da geração Z. Revista Educação e Tecnologia, Recife, v. 10, n. 2, p. 34-47, 2020.

SILVA, M. R. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 349-358, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572011000200004&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572011000200004

SILVEIRINHA, M. F. A supervisão da prática pedagógica: desafios e possibilidades. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 517-532, 2011.

SOARES, A. L. B. O uso das metodologias ativas por meio dos recursos tecnológicos no processo do ensino e aprendizagem. Revista Científica, 7 mar. 2024. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/1659. Acesso em: 10 set. 2025.

VERAS, M. F. A. S. Acolhimento do mal-estar da comunidade universitária na Universidade Federal da Bahia. Revista Edgar Digital, Salvador, v. 12, n. 1, 2018.

Publicado

23/10/2025

Como Citar

ÉTICA NO AMBIENTE EDUCACIONAL. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(10), e6106879. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i10.6879