IMPACTO DO PROJETO “BPTRAN NAS ESCOLAS” NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS COMO AGENTES MULTIPLICADORES DE BOAS PRÁTICAS NO TRÂNSITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6894

Palavras-chave:

Educação para o trânsito, Polícia Militar, Porjeto bptran nas escolas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o impacto do projeto "BPTran nas Escolas" promovido pela Polícia Militar do Paraná na formação de crianças como agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito. Reconhecendo a crescente relevância da segurança viária frente ao elevado número de sinistros que afetam especialmente a população infantil, a pesquisa envolve uma abordagem qualitativa baseada na percepção de educadores sobre as transformações observadas nos alunos após a participação nas atividades propostas pelo projeto. Os resultados indicam que a iniciativa contribui significativamente para a conscientização das crianças acerca das normas e comportamentos seguros, além de promover uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito. Com a utilização de metodologias interativas e a participação de policiais militares, o projeto não só educa, mas também transforma as crianças em multiplicadoras de valores essenciais para a segurança viária, influenciando positivamente suas famílias e comunidades. Constatam-se, assim, a importância da atuação continuada de educadores de segurança viária e a necessidade de ampliação de programas similares nas escolas, visando um futuro no trânsito mais seguro para todos.

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Biografias do Autor

  • Bárbara Hemily Cassimiro Salvaro

    Bacharel e Licenciatura em Enfermagem pela UFPR. Graduação em Pedagogia pela UNINTER. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela FPP. Especialista em Educação e Novas Tecnologias pela UNINTER. Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia pela Estácio de Sá. Especialista em Polícia Comunitário pela Faculdade Iguaçú. Especialista em Trânsito pela Faculdade Iguaçú. Polícia Militar do Paraná. 

  • Jean Carlos Teixeira de Lima

    Bacharel em Segurança Pública e Cidadania pela UNESPAR. Bacharel em Direito pela Cruzeiro do Sul. Especialista em Ciências Jurídicas pela Cruzeiro do Sul. Polícia Militar do Paraná.

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Publicado

03/11/2025

Como Citar

IMPACTO DO PROJETO “BPTRAN NAS ESCOLAS” NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS COMO AGENTES MULTIPLICADORES DE BOAS PRÁTICAS NO TRÂNSITO. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116894. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6894