ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6984Palavras-chave:
Educação profissional, Ensino de matemática, Aprendizagem significativaResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fundamentada em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. A partir de obras nacionais e internacionais, discute-se o papel do professor como mediador do conhecimento e a necessidade de repensar práticas pedagógicas que unam teoria e prática, saber científico e contexto do trabalho. A discussão evidencia que a Matemática deve ser ensinada de forma significativa, integrando-se a metodologias ativas, tecnologias educacionais e situações reais da formação técnica. Também são apresentadas boas práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e da criatividade, valorizando a aprendizagem colaborativa e a avaliação formativa. Conclui-se que o ensino de Matemática na EPT deve ultrapassar a instrumentalização técnica, promovendo a emancipação intelectual e a formação integral do educando, em consonância com as demandas do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
CARVALHO, Ermans Quintela; DE SOUSA CAVALCANTI, Ricardo Jorge. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e115953219-e115953219, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3219
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
DA FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.
DA SILVA SANTOS, Vitor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.
DA SILVA SANTOS, Vitor Gabriel; PONTES, Edel Alexandre Silva. Explorando a Criptografia com Matrizes Quadradas na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 167-178, 2025.
DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n8-066
DE CARVALHO PENA, Geralda Aparecida. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores decursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 79-94, 2016. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.142
DE SOUSA, Angélica Silva; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
GOMES, Jarbas Mauricio; DE LIMA, André Suêldo Tavares. Os espaços não-formais de ensino e a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 53, p. 365-379, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A prática docente do professor de Matemática na educação, profissional e tecnológica por intermédio das novas tecnologias da educação Matemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2039
PONTES, Edel Alexandre Silva. As novas tecnologias voltadas para a educação Matemática associadas aos pressupostos educacionais para educação profissional e tecnológica: problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Revista Foco, v. 16, n. 6, p. e2183-e2183, 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n6-038
PONTES, Edel Alexandre Silva. Ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: a construção de um sincronismo didático. REVISTA DELOS, v. 18, n. 73, p. e7102-e7102, 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n73-112
PONTES, Edel Alexandre Silva. Indagações de um professor-pesquisador sobre o processo ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. RACE - Revista de Administração do Cesmac, v. 2, p. 11-20, 2018. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v2i5.591
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.453
RODRIGUES, Adriely Almeida et al. O Pensamento Algébrico como Ponte entre o Saber Escolar e a Ação Extensionista em Matemática. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 13, p. 227-235, 2025.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.








