ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6984

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino de matemática, Aprendizagem significativa

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fundamentada em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. A partir de obras nacionais e internacionais, discute-se o papel do professor como mediador do conhecimento e a necessidade de repensar práticas pedagógicas que unam teoria e prática, saber científico e contexto do trabalho. A discussão evidencia que a Matemática deve ser ensinada de forma significativa, integrando-se a metodologias ativas, tecnologias educacionais e situações reais da formação técnica. Também são apresentadas boas práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e da criatividade, valorizando a aprendizagem colaborativa e a avaliação formativa. Conclui-se que o ensino de Matemática na EPT deve ultrapassar a instrumentalização técnica, promovendo a emancipação intelectual e a formação integral do educando, em consonância com as demandas do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

    Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Doutor em Ciências da Educação, com ênfase no Ensino de Matemática, pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), com revalidação pelo MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Geral do IFAL Campus Rio Largo e atua como Professor e Pesquisador Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL). É também Professor Visitante dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Educação e Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA, ISSN 2764-1368) e da Revista Alagoana de Ensino de Matemática (RAEM, ISSN 1234-5678), além de Editor Adjunto da Diversitas Journal (ISSN 2525-5215). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), exerceu a função de Secretário da SBEM Regional Alagoas no triênio 20202023. Atua também como consultor ad hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. É líder dos grupos de pesquisa do CNPq: GALC na Educação: Ensino e Aprendizagem de Matemática e Áreas Afins, e Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. É criador do Modelo RICA um processo inovador de ensino e aprendizagem de Matemática baseado em Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem, voltado para o aprimoramento do desempenho de estudantes da educação básica. Desenvolve pesquisas nas áreas de resolução de problemas, jogos matemáticos e novas metodologias para o ensino e aprendizagem de Matemática.

Referências

CARVALHO, Ermans Quintela; DE SOUSA CAVALCANTI, Ricardo Jorge. Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: abordagem emancipatória do trabalho como princípio educativo. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e115953219-e115953219, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3219

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

DA FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.

DA SILVA SANTOS, Vitor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.

DA SILVA SANTOS, Vitor Gabriel; PONTES, Edel Alexandre Silva. Explorando a Criptografia com Matrizes Quadradas na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 12, p. 167-178, 2025.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n8-066

DE CARVALHO PENA, Geralda Aparecida. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores decursos técnicos. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 79-94, 2016. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.142

DE SOUSA, Angélica Silva; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

GOMES, Jarbas Mauricio; DE LIMA, André Suêldo Tavares. Os espaços não-formais de ensino e a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 53, p. 365-379, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A prática docente do professor de Matemática na educação, profissional e tecnológica por intermédio das novas tecnologias da educação Matemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.2039

PONTES, Edel Alexandre Silva. As novas tecnologias voltadas para a educação Matemática associadas aos pressupostos educacionais para educação profissional e tecnológica: problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Revista Foco, v. 16, n. 6, p. e2183-e2183, 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n6-038

PONTES, Edel Alexandre Silva. Ensinar e aprender Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: a construção de um sincronismo didático. REVISTA DELOS, v. 18, n. 73, p. e7102-e7102, 2025. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n73-112

PONTES, Edel Alexandre Silva. Indagações de um professor-pesquisador sobre o processo ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. RACE - Revista de Administração do Cesmac, v. 2, p. 11-20, 2018. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v2i5.591

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.453

RODRIGUES, Adriely Almeida et al. O Pensamento Algébrico como Ponte entre o Saber Escolar e a Ação Extensionista em Matemática. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 13, p. 227-235, 2025.

Publicado

24/11/2025

Como Citar

ENTRE O ENSINAR E O APRENDER: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(11), e6116984. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i11.6984