WIZARD SHOWDOWN: UM ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO SOLO DE JOGO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7030

Palavras-chave:

Jogos digitais, Desenvolvimento independente, Design de jogos, Prototipagem, Economia criativa

Resumo

O desenvolvimento independente de jogos digitais tem-se destacado como uma alternativa relevante ao modelo tradicional dos grandes estúdios, impulsionado pela popularização de ferramentas acessíveis, comunidades colaborativas e políticas públicas de incentivo. Este estudo analisa a viabilidade do desenvolvimento a solo a partir do caso do protótipo Wizard Showdown, um jogo de cartas por turnos criado integralmente por um único developer com recursos limitados. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando a análise qualitativa do processo de criação com testes exploratórios aplicados a 30 jogadores. Os resultados apontam que 80% dos participantes consideraram as mecânicas intuitivas, 30% sugeriram uma maior variedade de cartas e 10% recomendaram melhorias estéticas. Os achados indicam que o desenvolvimento individual, quando aliado a práticas de prototipagem e à utilização de ferramentas acessíveis, é capaz de gerar produtos criativos e funcionais, mesmo sob restrições de tempo e recursos. O estudo evidencia ainda o potencial do desenvolvimento solo para estimular a economia criativa e a cultura indie.

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Biografias do Autor

  • Douglas Candido Domiciano

    Licenciatura em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí, 2025.

  • Ana Paula Abrantes de Castro e Shiguemori
    Professora na área de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutora e mestre em Computação Aplicada pelo INPE, possui licenciatura em Engenharia Informática. A sua atuação académica e científica concentra-se principalmente em Inteligência Artificial, com ênfase em Redes Neurais Artificiais, Visão Computacional e Ciência de Dados. Tem também experiência em Bioengenharia, Robótica e Lógica Nebulosa. No IFSP Campus Jacareí, ministra disciplinas relacionadas com Inteligência Artificial, Processamento de Imagens, Jogos Electrónicos e Metodologia Científica. Desempenhou funções como coordenadora de Investigação entre 2014 e 2016.
  • Aline de Lucas

    Possui licenciatura em Matemática pela UFSM (2003), mestrado (2005) e doutoramento (2009) em Geofísica Espacial pelo INPE, incluindo Doutoramento Sanduíche na International Max Planck Research School in Solar Physics, na Alemanha (2007). Realizou Pós-Doutoramento com apoio da FAPESP (2009–2012), período durante o qual integrou o grupo da missão THEMIS no Goddard Space Flight Center da NASA. Atua em Geofísica Espacial, com foco em tempestades magnéticas, estruturas interplanetárias e clima espacial. É professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, orientando projetos de desenvolvimento de sistemas e aplicações de IA, além de ser mentora do IFVest, plataforma educacional criada por alunos do curso para apoiar estudantes na preparação para exames vestibulares.

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Publicado

28/11/2025

Como Citar

WIZARD SHOWDOWN: UM ESTUDO DE DESENVOLVIMENTO SOLO DE JOGO DIGITAL. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(12), e6127030. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i12.7030