PSICOLOGIA AMBIENTAL, LOGOTERAPIA E SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.307

Palavras-chave:

Pro-environmental behavior, Existentialism, responsibility

Resumo

A importância dos cuidados com a natureza e o meio ambiente vem sendo frisada pela temática de conservação e promoção da sustentabilidade. A indispensável importância de um dado compromisso e educação ambiental de comportamentos pró ambientais vem sendo evidenciados em vários contextos, através de políticas públicas, da mídia, por meio de campanhas sazonais. Contudo, pouco se explora acerca do sentido presente nas práticas de cuidado configuradas a partir da inter-relação pessoa ambiente. Nesse sentido, este estudo objetivou proporcionar um diálogo a partir das contribuições da Psicologia Ambiental e da Logoterapia, tendo em vista aproximar a ideia de cuidado ambiental traçada pela Psicologia Ambiental ao conceito de responsabilidade previsto pela Logoterapia. A Pesquisa foi bibliográfica, com ênfase em livros e artigos científicos. Os resultados indicaram que as confluências apresentadas validaram, portanto, para demonstrar que a relação pessoa ambiente pode ser profundamente positiva se a responsabilidade é reconhecida como de domínio humano, o que pode contribuir em dada circunstância para adoção de boas atitudes e comportamentos pró ambientais e revelar o caráter de incumbência única inerente à vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Nunes Gutjahr, Universidade do Estado do Pará

  • Qualificação: Doutora em Ciências Biológicas, área de concentração Entomologia, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), 1996.
  • Instituição: Universidade do Estado do Pará
  • Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa: Orthoptera-Acridoidea terrestres e semi-aquáticos, Coleções Científicas, Biodiversidade, Comportamento populacional, Artrópodes associados à macrófitas aquáticas.
  • E-mailmelcam@uol.com.br
  • Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/0991074824474678

Hélio Raymundo Ferreira Filho, Universidade do Estado do Pará

  • Qualificação: Doutor em Ciências de Gestão, pela Université Pierre-Mendès, França, 2004.
  • Instituição: Universidade do Estado do Pará.
  • Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa: Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Sistema Integrados de Gestão, Supply Chain Management e Comércio Eletrônico.
  • E-mailhlio.ferreira@gmail.com
  • Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760498204696515

Downloads

Publicado

01/06/2021

Como Citar

Ferreira, A. C., Nunes Gutjahr, A. L. ., & Ferreira Filho, H. R. (2021). PSICOLOGIA AMBIENTAL, LOGOTERAPIA E SUSTENTABILIDADE . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25307. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.307

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias