FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.460

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Audição. Percepção da Fala. Linguagem Infantil

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores de risco associados à linguagem oral no transtorno do espectro autista (TEA) em bebês de 6 a 18 meses de idade. Métodos: Para a seleção dos estudos foi utilizada a combinação baseada no Medical Subject Heading Terms (MeSH). Foram utilizadas as bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, BIREME, SCOPUS E WEB OF SCIENCE. Para complementar, foi realizada uma busca manual nas referências dos artigos incluídos na pesquisa e busca por literatura cinzenta no Google Scholar. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (janeiro de 2015 a julho de 2020).  Resultados: Foram selecionados  137 artigos com potencial para inclusão, sendo quatro correspondentes aos critérios de inclusão e à pergunta norteadora que constituiu em avaliar os fatores de risco associados à linguagem no Transtorno do Espectro Autista em bebês de 6 a 18 meses de idade. Conclusão:  Estudos já sugerem a associação dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da linguagem em bebês autistas de 6 a 18 meses ao diagnóstico e intervenção de TEA tardios, ao nascimento prematuro tardio e à baixa interação no ambiente familiar desde os primeiros dias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Haas, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa   Catarina - UFSC;  Fonoaudiologia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

22/07/2021

Como Citar

Vitorio Ymai Rosendo , B. ., Faustino Gonçalves , L., Haas, P., & de Oliveira, A. M. . (2021). FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO SISTEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26460. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.460

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)