FATORES PSICOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR, ATRAVÉS DO ESTUDO DA TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1193

Palavras-chave:

Maslow, Herzberg, Necessidades, Motivação, Ter, Ser, Uniformidade, Diversidade

Resumo

Este artigo buscou uma visão geral das teorias das necessidades e as discutimos no contexto do consumismo, consumo e oportunidades para as empresas. Este estudo examina desenvolvimento da teoria das necessidades hierárquicas de Abraham H. Maslow (incluindo as atualizações nos níveis da sua Pirâmide), estudando autores e suas visões sobre o tema, com intenção de identificar melhor as necessidades dos consumidores.  Autores fornecem uma visão geral das teorias de necessidades semeadas através da teoria motivacional, também com objetivo de descobrir as diferenças e serem necessidades (às vezes conhecidas como necessidades de crescimento) em seguida, vinculá-las a estratégias empresariais, um melhor entendimento do consumidor e melhor exploração do mercado. A metodologia utilizada neste artigo foi a de pesquisa acadêmica qualitativa exploratória. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias, visando a coleta de dados em publicações adequadas e direcionadas de autores diversos, teorizando sobre um mesmo assunto. Buscando fundamentar as hipóteses. Percebeu-se na realização da pesquisa e nas leituras para a execução do artigo, que embora as necessidades tenham grau de importância diferente da estrutura por Maslow, nos anos 50, que o homem possui necessidades vitais e de acordo com a sua experiência familiar, seus grupos sociais, fase da vida, podem definir prioridades diferentes. Com a realização dessa pesquisa foi possível compreender melhor o processo de tomada de decisão do consumidor permite que os profissionais de marketing desenvolvam estratégias mais eficientes e eficazes para ajudar os consumidores no processo a uma resolução que seja mutuamente benéfica.

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Biografia do Autor

  • Evandro Ferigato

    Mestre em Administração Micro e Pequenas Empresas (UNIFACCAMP) Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2015 / 2018); Pós-graduado em Gestão de Pessoas (UNIFACCAMP) Centro Universitário Campo limpo Paulista (2014); Pós-graduado em Logística pela (UNIFACCAMP) Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2013); Graduado em Logística (UNIFACCAMP) Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2012); Graduado em Publicidade e Propaganda Faculdade Luiz Rosa (2000); Professor Mestre Universitário MBA Pós Graduação e Graduação UNIFACCAMP (Centro Universitário Campo Limpo Paulista) e FFRAMO (Faculdade Francisco Morato) 2013 

  • Suzy Mary Nunes Lopes de Souza

    Mestre em Administração - UFABC - Fundação Universidade Federal do ABC

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26/02/2022

Como Citar

FATORES PSICOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR, ATRAVÉS DO ESTUDO DA TEORIA MOTIVACIONAL DE MASLOW. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321193. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1193