HISTÓRIA E LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TOTALITARISMO NA OBRA DE MILAN KUNDERA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1377Palavras-chave:
História e Literatura, Totalitarismo, Milan KunderaResumo
Milan Kundera é um escritor tcheco que se notabilizou por escrever romances que mesclam indagações políticas e reflexões filosóficas sobre a condição humana. Por causa do seu ativismo político, e da sua crítica, pela via artística, a elementos que perpassavam a realidade política e social da Tchecoslováquia, Kundera foi censurado pelo governo soviético, que exercia grande influência em seu país. Seus livros foram recolhidos e proibidos, e em 1975 ele se exilou na França. Em 1978, Kundera perdeu a cidadania tcheca, e dois anos depois se tornou um cidadão francês. Permanece morando na França até os dias atuais. Neste artigo, proponho um estudo sobre o olhar de Milan Kundera acerca do cenário político da Tchecoslováquia sob domínio da União Soviética. Para tanto, vou examinar algumas considerações sobre o totalitarismo que estão presentes em dois de seus romances: A insustentável Leveza do Ser e O Livro do Riso e do Esquecimento. Dessa forma, gostaria não somente de contribuir para uma maior compreensão da obra de Kundera, mas também de reafirmar a possibilidade de diálogo entre história e literatura.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
ARON, Raymond. A era da tecnologia. Rio de Janeiro: Cadernos Brasileiros, 1965.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2002.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins e Fontes, 1990.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BOZZETO JÚNIOR, André. Historicidade e ironia no romance O Livro do riso e do Esquecimento, de Milan Kundera. 2010. 117f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós Graduação em Letras.
BURKE, Peter. História como memória social. In: Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
GIL, Antonio Carlos Amador. O campo das possibilidades: texto, documento e existência. Vitória: UFES/PPGL/MEL, n.10, 2003.
GOLDFEDER, Sônia. A primavera de praga. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
JUDT, Tony. Pós Guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
KUNDERA, Milan. O Livro do Riso e do Esquecimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
LIMA, Francisco Jozivan Guedes de. Reflexões sobre a modernidade e o holocausto a partir de Zygmunt Bauman. Argumentos, v. 6, n. 11, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Consideração intempestiva sobre a utilidade e os inconvenientes da História para a vida. In: Escritos sobre a história. Rio de Janeiro/São Paulo: PUC/Loyola, 2005.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & literatura: uma velha-nova história. Nuevo mundo, mundo nuevos, n. 6, 2006.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista estudos históricos, v. 5, n. 10, 1992.
RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
ROTH, Philip. Entre nós: um escritor e seus colegas falam de trabalho. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
TODOROV, Tzvetan. Memória do mal, tentação do bem: indagações sobre o século XX. São Paulo: Arx, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.