AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1414

Palavras-chave:

Native digital students, Teacher of mathematics, TICs on school

Resumo

Partindo do pressuposto que a TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação está presente no cotidiano da sociedade moderna, um questionamento emergiu: Quais as possibilidades do uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da matemática do ensino fundamental II? Para auxiliar na busca pela resposta para a pergunta levantada construiu-se o seguinte objetivo geral: analisar a inserção da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e suas possibilidades no ensino e aprendizagem da matemática para alunos do ensino fundamental II.  No sentido de atender o objetivo geral da pesquisa, alguns objetivos específicos foram elaborados, dentre eles: correlacionar a prática pedagógica dos docentes de matemática com os possíveis itens verificados no PPP e identificar a concepção dos professores de matemática no uso da TIC no processo de ensino e aprendizagem. Realizei pesquisas acadêmicas em livros, artigos científicos e aplicação de questionário para docentes de uma escola pública do Distrito Federal. Os resultados alcançados com a pesquisa realizada permitiram identificar que existem possibilidades positivas do uso das TICs no ensino e aprendizagem para os professores de matemática, porém, há um descompasso entre o projeto político pedagógico (PPP) e a realidade em sala de aula. Finalmente, entendo a necessidade de uma melhor atenção do professor e da própria escola para o uso dos recursos informáticos no espaço escolar.

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Biografia do Autor

  • Jorge Alberto dos Santos

    UniCEUB - Centro Universitário de Brasília

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Publicado

04/05/2022

Como Citar

AS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351414. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1414