LEITURA EM SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA TEORIA À PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1486

Palavras-chave:

Teoria e prática, Ensino fundamental, Leitura

Resumo

No contexto atual da Educação do Ensino Fundamental, a preocupação com o desenvolvimento e prática da leitura e da escrita ainda é um tema gerador de debates e apreensões. Sabe-se que, neste nível do ensino, os alunos devem estar aptos e ler e escrever. Neste sentido, os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental aparecem como figuras-chave no incentivo à leitura, à seleção de textos a serem apresentados a seus alunos. O docente deve apresentar seleção de textos e produções literárias, tendo em vista a capacidade e os interesses interpretativos dos estudantes. É necessário estabelecer que qualquer obra é devidamente formada por intermédio do entrelaçamento de análises e verificações linguísticas e estéticas. O objetivo desse trabalho foi analisar a importância da teoria e da prática na formação dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia desse estudo contou com uma pesquisa bibliográfica através de consultas em artigos, livros e dissertações de mestrado. Também se configurou em uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que a leitura é vista como um processo de produção de sentido que se dá a partir de interações sociais ou do diálogo que ocorre entre leitor/texto/autor. Assim, não existe texto sem a presença do leitor. É o leitor que dá voz e vida ao texto. É no cruzamento de vozes que os sentidos do texto vão se formando. Importante perceber que todo texto dialoga com a cultura de sua época e com a leitura de mundo.

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Biografia do Autor

Elizangela Alves Barros

Aluna graduanda concluinte do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Maranhão

Jackeline Santos Tigre Magalhães

Professor formador do Curso de Letras - UFMA

Maria José Ordóñez

 Professora substituta do Departamento de Letras da UFMA

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Publicado

14/07/2022

Como Citar

Alves Barros, E., Santos Tigre Magalhães, J., & Ordóñez, M. J. (2022). LEITURA EM SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA TEORIA À PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371486. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1486