APLICABILIDADES DA ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA PARAMAGNÉTICA DE ELÉTRONS (RPE): UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.149

Palavras-chave:

Análise inorgânica, Metais de transição, Ressonância, Spin

Resumo

Existem diversas técnicas analíticas que permitem estudar e caracterizar espécies químicas. Dentro dos métodos físicos de análise inorgânica destaca-se a ressonância, como uma das melhores opções para se estudar estruturas variadas, principalmente aquelas que contêm centros metálicos. Trata-se de um estudo teórico de revisão, de natureza exploratória e qualitativa, com objetivo de apresentar a ressonância paramagnética de elétrons (RPE) como um dos tipos de ressonância utilizados em análise química. O estudo possibilitou conhecer diversas aplicações da técnica de RPE, comparando-a com outros métodos físicos de análise química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro José Dias Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Química (UNIUBE). Especialista em Ensino de Química e Gestão Ambiental (UCAM). Especialista em Educação em Ciências (UFMG). Mestrando Internacional em Química pelo Programa de Integralização de Créditos – Integralize Corporation.

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

de Oliveira, L. J. D. G. (2021). APLICABILIDADES DA ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA PARAMAGNÉTICA DE ELÉTRONS (RPE): UM ESTUDO DE REVISÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 112–121. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.149