DA PROPOSTA A UMA PRÁXIS PSICOTERAPÊUTICA TRIDIMENSIONAL

Autores

  • Felipe Xavier de Moraes Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.150

Palavras-chave:

objeto material, inconsciente pessoal, arquétipo, objeu

Resumo

RESUMO

 

A inspiração para este trabalho decorreu da experiência de estágio orientada pelo Professor Álvaro de Pinheiro Gouvêa quando do oferecimento da disciplina “Estágio Básico II”, na PUC-Rio, no decorrer do Primeiro Semestre de 2015. O campo de atuação foi a comunidade adjacente à Universidade, denominada Vila Parque, tendo a presença de uma aluna monitora conduzindo as atividades neste meio.

O ponto de partida foi a inserção no projeto “PIPA” (Produções do Imaginário e Psicologia Aplicada). Perscrutamos sua base teórica, de cunho psicanalítico junguiano, por meio da qual discorremos acerca das significações da introdução do objeto material em psicoterapia e seus desdobramentos no que concerne à denominada interpretação de “objeu”, que abre o trabalho a uma perspectiva lúdica, criativa, instaurando o brincar psicanalítico, para que seja possível tratar com leveza e descontração as próprias neuroses.

Considerando a índole social do projeto, pontuamos a importância de uma iniciativa desta natureza para a formação do futuro profissional da Psicologia e para a própria Psicologia, por favorecer a penetração tanto do psicólogo quanto da Ciência Psicológica em meios nos quais não se fazem presentes com tanta regularidade. Por fim, apresentamos sugestões do ponto de vista do empreendedorismo no intuito de alargar as possibilidades de utilização do que aqui se propõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/03/2021

Como Citar

Xavier de Moraes, F. (2021). DA PROPOSTA A UMA PRÁXIS PSICOTERAPÊUTICA TRIDIMENSIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 1(1), e21150. https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.150