DA PROPOSTA A UMA PRÁXIS PSICOTERAPÊUTICA TRIDIMENSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.150Palabras clave:
objeto material, inconsciente pessoal, arquétipo, objeuResumen
RESUMO
A inspiração para este trabalho decorreu da experiência de estágio orientada pelo Professor Álvaro de Pinheiro Gouvêa quando do oferecimento da disciplina “Estágio Básico II”, na PUC-Rio, no decorrer do Primeiro Semestre de 2015. O campo de atuação foi a comunidade adjacente à Universidade, denominada Vila Parque, tendo a presença de uma aluna monitora conduzindo as atividades neste meio.
O ponto de partida foi a inserção no projeto “PIPA” (Produções do Imaginário e Psicologia Aplicada). Perscrutamos sua base teórica, de cunho psicanalítico junguiano, por meio da qual discorremos acerca das significações da introdução do objeto material em psicoterapia e seus desdobramentos no que concerne à denominada interpretação de “objeu”, que abre o trabalho a uma perspectiva lúdica, criativa, instaurando o brincar psicanalítico, para que seja possível tratar com leveza e descontração as próprias neuroses.
Considerando a índole social do projeto, pontuamos a importância de uma iniciativa desta natureza para a formação do futuro profissional da Psicologia e para a própria Psicologia, por favorecer a penetração tanto do psicólogo quanto da Ciência Psicológica em meios nos quais não se fazem presentes com tanta regularidade. Por fim, apresentamos sugestões do ponto de vista do empreendedorismo no intuito de alargar as possibilidades de utilização do que aqui se propõe.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2020 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.