ESTUDO DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS TÉRMICAS CORPORAIS CAPTURADAS POR DRONES EQUIPADOS COM CÂMERAS TÉRMICAS PARA USO EM CONTROLES EPIDEMIOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1502

Palavras-chave:

Image processing, Use of drones equipped with thermal cameras, Body thermal imaging for epidemiological controls

Resumo

Os diagnósticos por imagem são ferramentas muito importantes atualmente, porém uma das dificuldades encontradas é que as imagens necessitam passar por um processamento para que assim possa ser realizado o diagnóstico. Diversos estudos constataram que existem alguns problemas de obtenção dessas imagens por meio de instrumentos que necessitam de cuidados especiais e geram um alto custo para sua utilização. Assim, o objetivo deste trabalho é a elaboração de um dispositivo capaz de realizar a captura de imagens de forma a minimizar o custo necessário e capaz de realizar o processamento de imagem necessário para a realização de diagnósticos. Para a execução do objetivo, foi realizada uma pesquisa teórica que aborda conceitos da utilização de drones como custo operacional e sistema de funcionamento.  A partir dos resultados obtidos, este estudo pode ser considerado como uma importante ferramenta para a obtenção de diagnósticos por imagem, facilitando o acesso aos equipamentos necessários, visando reduzir o custo e melhorar a eficiência dos diagnósticos por meio de processamento de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Poletti Martins

Graduando do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara - UNIARA. Araraquara-SP.

Sabrina Piva Calixto Monteiro

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Exatas com habilitação em Física pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo (2007), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (2013) e Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luiz (2010). Atualmente é docente de matemática e de física na Universidade de Araraquara (UNIARA) onde leciona cálculo I e II, probabilidade e estatística básica e aplicada, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Matemática Discreta e Física nos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Arquitetura e docente de Projetos em Ciências Exatas no ensino fundamental II na Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense.

Paulo Sérgio Torquato Vanucci

De 1997 a 2002 cursou física pelo USP - São Carlos, porém não terminou o bacharelado nesta área. De 2004 a 2009 cursou a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. De 2010 a 2012 finalizou o mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronáutica pela Universidade de São Paulo . Em 2012 foi admitido no mestrado profissional no Instituto Tecnológico Aeronáutico e durante este período de um ano e 5 meses cursou o Programa de Especialização da Embraer - PEE. Em 2013 iniciou suas atividades como docente na área de ensino técnico no SENAI e IFSP. Finalizou seus estudos em Especialização em Design de Interiores no Senac de São José dos Campos. Foi Professor na Fundação Hermínio Ometto ( Uniararas ) e Anhanguera ministrando aulas nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Finalizou o doutorado sanduíche pela Universidade de São Paulo e Texas A&M University em 2018 na área de Bioengenharia. Foi professor no IFSP-São Carlos de 2018 a 2019 e Professor na Faculdade Estácio de Ribeirão Preto de janeiro de 2019 a julho de 2020. Atualmente realiza o curso de graduação em Design de produto e pós-doutorado em Bioengenharia, e é professor pela Universidade de São Paulo e FATEC.

Referências

BENGIO, Y. Learning Deep Architectures for AI. Hanover, MA, USA: Now Publishers Inc., 2009.

BIANCHINI, Â. R. Arquitetura de redes neurais para o reconhecimento facial baseado no neocognitron. São Carlos: UFSCar, 2004.

COPPIN, B. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

COPELAND, B. R. Is Free Trade Good for the Environment? The American Economic Review, 2015.

EUGENIO, Fernando Coelho; ZAGO, Hugo Bolsoni, O livro dos drones: Um guia completo para entender todas as partes e funcionamentos, Editora CAUFES, 2020.

EVERAERTS, J.The use of unmanned aerial vehicles (uavs) for remote sensingand mapping. In: The international archives of the photogrammetry, remote sensing and spatial information sciences, isprs congress, Beijing, China, XXXVII. Part B1, p.1187- 1192, 2008.

FACELI, K.; LORENA, A. C.; GAMA, J.; CARVALHO, A. C. P. L. F. Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizagem de Máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

GOODFELLOW, I.; BENGIO, Y.; COURVILLE, A. Deep Learning. Cambridge: MIT Press, 2016.

HAYKIN, S. S. Redes Neurais: princípios e prática. 2ed. Ed. Bookman Companhia Ed, 2001.

LORENA, A, C.; CARVALHO, A. C. P. L. F.; Uma introdução às Support Vector Machines. Revista de Informática Teórica e Aplicada, vol. 14, no2, 2007.

MARQUES FILHO, Ogê; VIEIRA NETO, Hugo. Processamento Digital de Imagens, Rio de Janeiro: Brasport, 1999.

Moacir A. Ponti; e Gabriel B. Paranhos da Costa. TÓPICOS EM GERENCIAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES, Editora Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2017.

PONTI, M. A.; COSTA, G. B. P. Tópicos em Gerenciamento de Dados e Informações. ICMC - Universidade de São Paulo, São Carlos, SP – SBC, 1. ed, 2017.

RUSSELL, S.; NORVING, P. Inteligência Artificial. 3. Ed. São Paulo: Elsevier, 2013.

SANCHES, I. J., Sobreposição de imagens de termografia e ressonância magnética: uma nova modalidade de imagem médica tridimensional, Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SILVA, Gabriel de Andrade, Método Automático para Cálculo de Assimetria Térmica Corporal em Imagens Infravermelhas, Dissertação (Graduação em ciência da computação) – Universidade Tecnológica do Paraná, 2017.

SILVA, G. A., SANCHES, I. J., MORAIS, E. F., BRIOSCHI, M. L. Método automático para detecção de assimetria térmica corporal por termografia infravermelha, XXV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB - 2016), pp. 2304, Foz do Iguaçu-PR, outubro, 2016.

UEMATSU, S. Thermographic imaging of cutaneous sensory segment in patients with peripheral nerve injury: skin-temperature stability between sides of the body. Journal of neurosurgery, v. 62, n. 5, p. 716-720, 1985.

BRIOSCHI, M.L., TEIXEIRA, M.J., SILVA, F.M.R.M., COLMAN, D., Princípios e indicações da termografia médica, São Paulo: Andreoli, v. 1, 2010.

VIOLA, P.; JONES, M. Rapid object detection using a boosted cascade of simple features. In: Computer Vision and Pattern Recognition, 2001. CVPR 2001. Proceedings of the 2001 IEEE Computer Society Conference on. IEEE, v.1, p. 511-518, 2001.

VIOLA, P.; JONES, M. Robust real-time face detection. International journal of computer vision, v. 57, n. 2, p. 137-154, 2004.

Downloads

Publicado

26/05/2022

Como Citar

Poletti Martins, M. H. ., Calixto Monteiro, S. P. ., & Torquato Vanucci, . P. S. . (2022). ESTUDO DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS TÉRMICAS CORPORAIS CAPTURADAS POR DRONES EQUIPADOS COM CÂMERAS TÉRMICAS PARA USO EM CONTROLES EPIDEMIOLÓGICOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351502. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1502