AS ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS USADAS NAS ESCOLAS CÍVICO MILITARES EM MANAUS/ AMAZONAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1533Palavras-chave:
Motivação; Escolas Militares; Desempenho Escolar.Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar uma breve contextualização sobre a importância da motivação para o elevado índice do desempenho escolar dos estudantes nas escolas cívico militares em Manaus/ AM. Para tanto, os objetivos propostos são conceituar motivação; classificar os estímulos motivacionais usados para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes nas escolar militares e identificar os efeitos causados no desempenho escolar dos estudantes. Os procedimentos metodológicos utilizados para análise configuram-se de natureza qualitativa, tipo de pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta-se nas considerações finais que as estratégias motivacionais usadas pelas escolas militares contribuem de forma significativa para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, elevam o índice de aprovação das escolas militares, além de colaborarem para a aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais.
Downloads
Referências
AVELAR, Alessandra Cândida. A Motivação Do Aluno No Contexto Escolar. Anuário de produções acadêmico-científicas dos discentes da faculdade Araguaia, v.3, p. 71-90, 2015.
BARRERA, Sylvia Domingos. Teorias cognitivas da motivação e sua relação com o desempenho escolar. Poíesis Pedagógica, V.8, N.2, p.159-175, ago/dez.2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Redação dada pela: Emenda Constitucional nº 53/06 e Lei nº 11.494/07, DF, Senado, 1998. Disponível em . Acesso em 24 de outubro/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed,2007.
DOYLE, W. Ecological approaches to classroom management. In: EVERTSON, C. M.;
WEINSTEIN, C. S. (Eds.). Handbook of classroom management: research, practice, and contemporary issues. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. p. 97–126.
Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, Colégio da Polícia Militar – Unidade IV, Manaus. Manual do Aluno. 2021.
Escola Estadual Professora Waldocke Fricke de Lyra, Colégio da Polícia Militar – Unidade III, Manaus. Projeto Político Pedagógico.2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019
OLIVEIRA, Anderson de. Um Estudo de Caso Sobre o Colégio da Polícia Militar Unidade Ayrton Senna. 2017. 169f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação, Faculdades Alves Faria-Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional de Goiás. Goiânia, 2017.
SOUZA, Marlenson Souza de. O ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ÁUREA PINHEIRO BRAGA EM MANAUS-AM: UM ESTUDO PROGRESSIVO ENTRE OS ANOS 2015 E 2019. 2022. 93f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da
Educação Universidad de La Integración de Las Américas,2022
ZENORINI, Rita da Penha Campos; SANTOS, Acácia A. Angeli dos; BUENO, José Maurício Haas. Escala de Avaliação das Metas de Realização: estudo preliminar de validação. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 165-173, dez. 2003.. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712003000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 25 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.