AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE FAMÍLIAS, DEFICIÊNCIAS E RELIGIÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1534Palavras-chave:
Violação de Direitos Humanos, Livro didático, DiversidadeResumo
O livro didático é um dos principais materiais didáticos. Muitas vezes é ele que define o currículo e determina o que ensinar e de que forma. Desvelar seus conteúdos é importante, pois formam noções, concepções, saberes e habilidades. Esse estudo qualitativo e documental teve como análise de conteúdo os livros didáticos adotados para o Ensino Fundamental, pautando-se não apenas pelo conteúdo explícito, mas a análise do currículo oculto e da invisibilidade de discursos. Destacou-se como objetivo geral compreender como são retratadas as diversidades familiar, religiosa, inclusiva e étnico-racial nos livros didáticos do Ensino Fundamental e como objetivos específicos - identificar as formas de retratação das diversidades, mapear boas experiências em livros e materiais didáticos que tratem da diversidade familiar, religiosa e étnico-racial e analisar os discursos encontrados nos livros didáticos sobre os temas. Os resultados da coleta foram organizados em quatro quadros e divididos por categorias: 1. Diversidade familiar; 2. Diversidade étnico-raciais; 3. Deficiências e; 4. Diversidade religiosa indicando a coleção, a disciplina, o ano e uma breve análise. Concluiu-se que os livros apresentam avanços e superam as barreiras inseridas na educação eurocêntrica e tradicional para trazer novos conceitos e desmistificar a visão de uma educação pautada nos interesses da classe dominante e conservadora. No entanto, ao mesmo tempo em que os livros apresentam avanço na representatividade, eles deixam de lado as discussões dos temas centralizados dentro desse agrupamento de pesquisa.
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