AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE FAMÍLIAS, DEFICIÊNCIAS E RELIGIÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1534

Palavras-chave:

Violação de Direitos Humanos, Livro didático, Diversidade

Resumo

O livro didático é um dos principais materiais didáticos. Muitas vezes é ele que define o currículo e determina o que ensinar e de que forma. Desvelar seus conteúdos é importante, pois formam noções, concepções, saberes e habilidades. Esse estudo qualitativo e documental teve como análise de conteúdo os livros didáticos adotados para o Ensino Fundamental, pautando-se não apenas pelo conteúdo explícito, mas a análise do currículo oculto e da invisibilidade de discursos. Destacou-se como  objetivo geral compreender como são retratadas as diversidades familiar, religiosa, inclusiva  e étnico-racial nos livros didáticos do Ensino Fundamental e como objetivos específicos - identificar as formas de retratação das diversidades, mapear boas experiências em livros e materiais didáticos que tratem da diversidade familiar, religiosa e étnico-racial e analisar os discursos encontrados nos livros didáticos sobre os temas. Os resultados da coleta foram organizados em quatro quadros e divididos por categorias: 1. Diversidade familiar; 2. Diversidade étnico-raciais; 3. Deficiências e; 4. Diversidade religiosa indicando a coleção, a disciplina, o ano e uma breve análise.  Concluiu-se que os livros apresentam avanços e superam as barreiras inseridas na educação eurocêntrica e tradicional para trazer novos conceitos e desmistificar a visão de uma educação pautada nos interesses da classe dominante e conservadora. No entanto, ao mesmo tempo em que os livros apresentam avanço na representatividade, eles deixam de lado as discussões dos temas centralizados dentro desse agrupamento de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Thiago José da Silva

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Guarulhos - UNG; bolsista PIBIC UNG-Ser. 

  • Silvia Piedade de Moraes

    Pedagoga; Dra. em Educação e Saúde na Infância e Adolescência; Especialista em Educação Sexual, Direito Educacional, Gestão de Ensino e Psicopedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Violação de Direitos Humanos na Educação Escolar. Docente na Universidade Guarulhos- UNG. 

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Publicado

13/06/2022

Como Citar

AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE FAMÍLIAS, DEFICIÊNCIAS E RELIGIÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361534. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1534