AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE FAMÍLIAS, DEFICIÊNCIAS E RELIGIÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1534

Palavras-chave:

Violação de Direitos Humanos, Livro didático, Diversidade

Resumo

O livro didático é um dos principais materiais didáticos. Muitas vezes é ele que define o currículo e determina o que ensinar e de que forma. Desvelar seus conteúdos é importante, pois formam noções, concepções, saberes e habilidades. Esse estudo qualitativo e documental teve como análise de conteúdo os livros didáticos adotados para o Ensino Fundamental, pautando-se não apenas pelo conteúdo explícito, mas a análise do currículo oculto e da invisibilidade de discursos. Destacou-se como  objetivo geral compreender como são retratadas as diversidades familiar, religiosa, inclusiva  e étnico-racial nos livros didáticos do Ensino Fundamental e como objetivos específicos - identificar as formas de retratação das diversidades, mapear boas experiências em livros e materiais didáticos que tratem da diversidade familiar, religiosa e étnico-racial e analisar os discursos encontrados nos livros didáticos sobre os temas. Os resultados da coleta foram organizados em quatro quadros e divididos por categorias: 1. Diversidade familiar; 2. Diversidade étnico-raciais; 3. Deficiências e; 4. Diversidade religiosa indicando a coleção, a disciplina, o ano e uma breve análise.  Concluiu-se que os livros apresentam avanços e superam as barreiras inseridas na educação eurocêntrica e tradicional para trazer novos conceitos e desmistificar a visão de uma educação pautada nos interesses da classe dominante e conservadora. No entanto, ao mesmo tempo em que os livros apresentam avanço na representatividade, eles deixam de lado as discussões dos temas centralizados dentro desse agrupamento de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José da Silva

Graduando em Pedagogia pela Universidade Guarulhos - UNG; bolsista PIBIC UNG-Ser. 

Silvia Piedade de Moraes

Pedagoga; Dra. em Educação e Saúde na Infância e Adolescência; Especialista em Educação Sexual, Direito Educacional, Gestão de Ensino e Psicopedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Violação de Direitos Humanos na Educação Escolar. Docente na Universidade Guarulhos- UNG. 

Referências

BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico. Livro Didático. In: SOUZA, João Valdir Alves de Souza; GUERRA, Rosangela (Orgs.). Dicionário Crítico da Educação. Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luiz Antonio Reto/Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições70, 2016.

BRASIL. Lei Federal nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 16 mai. 2022.

LIMA, Francisco J; SILVA, Fabiana Tavares dos Santos. Barreiras Atitudinais: Obstáculos às pessoas com deficiência na escola. In: SOUZA, Olga Solange Herval (Org.). Itinerários da Inclusão escolar: Múltiplos olhares, saberes e práticas, Porto Alegre: Editora ULBRA, 2008.

SARTI, Cynthia Andersen; A família como ordem simbólica. Scielo Brasil, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/N8jxmySj8PqRZp6ZnJz7Cwd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 mai. 2022.

SIMÕES, Anélia dos Santos Marvila Dos Santos Marvila; SALAROPI, Tatiane Pereira Pereira. O retrato da intolerância religiosa no Brasil e os meios de combatê-las. Unitas: Revista eletrônica de teologia e ciências das religiões, v. 5 n. 2, dezembro de 2017. Disponível em: https://revista.fuv.edu.br/index.php/unitas/article/view/570. Acesso em: 17 mai. 2022.

SILVA, Dalmo Radimack. Família e escola: a instrumentalização do conceito de família tradicional como elemento da política de direita no Brasil. Repositório Institucional da UFPB- Campus I, João Pessoa, programa de pós-graduação. 2019.

SILVA, Salmo Radimack. Família e escola: A instrumentalização do conceito da família tradicional como elemento da política de direita no Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Políticas Educacionais. Universidade Federal da Paraíba, 2019.

SILVA, Thiago José; MORAES, Silvia Piedade de . Agenda-setting na educação: a cobertura midiática sobre a violação de direitos humanos na escola. Revista Amor Mundi, v. 2 n. 3, março de 2021. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/92. Acesso em: 16 mai. 2022.

SOUZA, Yvie Cristina Ferreira. Educação para as relações étnicos-raciais: A questão do livro didático. III Seminário Internacional: História do tempo presente, 2017. Disponível em: http://eventos.udesc.br/ocs/index.php/STPII/IIISIHTP/paper/viewFile/531/343. Acesso em: 16 mai. 2022.

Downloads

Publicado

13/06/2022

Como Citar

da Silva, T. . J. ., & de Moraes, S. P. . . (2022). AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE FAMÍLIAS, DEFICIÊNCIAS E RELIGIÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361534. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1534