BRINCANDO E REAPRENDENDO TODO DIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1590Palavras-chave:
Criatividade, lúdico e aprendizagem, EducaçãoResumo
Mediante todas as evidências que cercam a educação, as novas necessidades dos tempos tecnológicos contemporâneos exigem capacidade de se reinventar, adaptar, acomodar, assimilar e equilibrar e nunca foram tão necessárias frente a modernizar as metodologias de ensino, focando no propósito majoritário de aprender com ludicidade. Objetivando desenvolver ensaios que mostram uma experiência exitosa, criativa, significativa, ativa, lúdica na formação de professores de maneira prática. A metodologia deste estudo visa demonstrar uma experiência realizada na semana pedagógica ocorrida na escola municipal Professora Luzanira Maria da Costa Cruz. Os resultados destas ações dialógicas se refletem na satisfação dos envolvidos em sair da passividade tradicional e refletir sobre a ação metodológica na dialética de ensino e aprendizagem. Pensando caminhos, métodos que possam ser testados para melhorar as aulas criativas, práticas, as condições ativas produzirem conhecimentos a partir de poesias interacionistas, músicas, folclore, brincadeiras, conhecimento prévio e realidade. Com um único objetivo de promover o aprendizado com técnicas mediadoras, sendo o professor um inovador, um provocador, um pesquisador, um ousado experimentalista, buscando seu ápice em adquirir uma pedagogia que transforme do simples ao complexo, ludicamente.
Downloads
Referências
AMARAl, Tarsila Operários. 1933. Pintura à óleo,150 cm X 205 cm.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo: Moraes,1982.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC.
Disponível em<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em Maio de 2019.
COLOMER, Teresa. CAMPS, Anna. Ensinar a ler ensinar a compreender. Porto Alegre,
Artmed, 2002.
BRASIL. Constituição de 1988. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em Fevereiro de 2022.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Disponível em<https://www.google.com.br/books/edition/Educa%C3%A7%C3%A3o_e_Sociologia/HnmWDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover . Acesso em Fevereiro de2022.
FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção polêmicas do nosso tempo. São Paulo: Autores Associados, Cortez,1983.
FUNDAÇÃO BRADESCO.Conceitos de aprendizagem Criativa. Disponível emhttps://www.ev.org.br/cursos/conceitos-de-aprendizagem-criativaAcesso em Fevereiro de 2022.
INSTITUTO NACIONAL BRASILEIRO DE ESTUDOS EDCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.(INEP). CENSO ESCOLAR.2019. Brasília,MEC. Disponível em< https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf> Acesso em Fevereiro de 2022.
KRENAK, Ailton. Idéias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015. Disponível em:https://culturapolítica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdf.Acesso em: maio 2021.
OLIVEIRA, Carlos Alexandre Firme de. Uma Experiência de arte poética no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul-Rio Grande do Sul-RS, 2021
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
WESTBROOK, Robert B. JOHN DEWEY. Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
GRATIOT-ALFANDERY, Héléne. (org)Elaine Dias. Henry Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e Organização; Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.
RBAC, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em<https://www.aprendizagemcriativa.org/pt-br> Acesso em Fevereiro de 2022.
RIBEIRO, Darcy. Frases sobre Educação. Disponível em < https://pgl.gal/darcy-ribeiro-antropologo-da-educacao-documentario-da-serie-grandes-educadores/darcy-ribeiro-frase-sobre-a-educacao/> Acesso em Fevereiro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.