AGROINDÚSTRIA PELA ÓTICA DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1604

Palavras-chave:

Agronegócio, Cadeia Produtiva, Sistemas de Informação

Resumo

Este artigo aborda um tema que se encontra em ascensão, que é o Agronegócio, pois apresenta um crescimento econômico-financeiro para quem investe nesse segmento, assim como para a sociedade em geral, através da geração de renda e empregos. Esse ramo, também, possui algumas dificuldades no sentido de utilizar a melhor estratégia para que a sua cadeia produtiva seja realizada de forma assertiva, pautando-se neste aspecto o grande objetivo, inserir um sistema de informação adequado, associado à tecnologia da informação, visando a tomada de decisão de forma eficiente e eficaz em prol aos processos organizacionais. A metodologia foi aplicada de forma tácita e empírica, com intuito de demonstrar um resultado satisfatório e convincente para o bem de todos que investem nesse ramo e também para o benefício do agronegócio. A adoção de um sistema de informação efetivo e da tecnologia da informação – TI, é e sempre será a sua grande estratégia organizacional para o sucesso do negócio, ou seja, o seu grande diferencial competitivo do mercado chamado agronegócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Wanderson Pereira de Sena

Mestre em Educação, Bacharel em Administração e em Sistemas de Informação. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis, com ênfase em Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento e Ciência de Dados. Professor da Universidade Estácio de Sá, Consultor Empresarial e Servidor Público do Estado do Pará.

Petrus Fabiano Araújo de Oliveira

Professor da Universidade Estácio de Sá, Contador e Mestre em Administração. Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica Contábil e Fiscal.

Referências

AGRASSO & ABREU. Tecnologia da informação: manual de sobrevivência da nova empresa. São Paulo: Arte e Ciência Vilipress, 2010.

AMARAL FILHO, J. Identificação de arranjos produtivos locais no Ceará. In: LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; MACIEL, M. L. Pequena empresa: cooperação e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

BATALHA, Mário Otávio. Gestão do Sistema Agroindustrial: a formação de recursos humanos para o Agribusiness Brasileiro. GEPAI/DEP/UFSCar. Relatório CNPq, 2007.

BRANDÃO, G. E.; MEDEIROS, J. X. Programa de C & T para o Desenvolvimento do

Agronegócio - CNPQ. In: Agronegócio Brasileiro; Ciência, Tecnologia e Competitividade – Brasília: CNPq, 2012.

BRITTO, J.; STALLIVIERI, F. Inovação, cooperação e aprendizado no setor de software no Brasil: análise exploratória baseada no conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Economia e Sociedade, Campinas - SP, v. 19, n. 2, p. 315 - 358, ago. 2010.

CÂNDIDO, G. A. A aplicação das dimensões do desenvolvimento sustentável e os níveis da competitividade sistêmica: um estudo comparativo entre regiões produtoras de calçados no Brasil. Campina Grande: UFCG, 2004.

DIMINGO, Carlos. Competitividade e oportunidades disfarçadas no agronegócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

ERBER, F. S. Eficiência coletiva em arranjos produtivos locais industriais: comentando o conceito. Nova Economia, Belo Horizonte, p. 11-31, jan./abr. 2008.

FISCHER, Edson Espíndola. Gestão de Agronegócio. AGROSOFT: Juiz de Fora/MG, 2012.

HOFFMAN, Rodolfo et al. Administração da empresa agrícola. São Paulo: Editora Pioneira, 2012.

LASTRES, H.M.M.; CASSIOLATO, J. E. (Orgs.). Arranjos produtivos locais: uma nova estratégia de ação para o SEBRAE. 5. rev. Rio de Janeiro: UFRJ/IE/REDESIST, 2005.

LÍCIO, A. M. A. O Ministério da Agricultura e o agronegócio. In: Agronegócio Brasileiro. Ciência, Tecnologia e Competitividade – Brasília: CNPq, 2011.

MATTOS, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

MORESI, José Carlos. Importância da informação nas organizações. Distrito Federal: Editora SENAC, 2010.

MOZZATO, A.R.; STORTI, A.T.; RANZI, C. Relacionamentos Interorganizacionais de Cooperação: Vantagem Competitiva Para o Arranjo Produtivo de Gemas e Pedras Preciosas da Cidade de Soledade/RS. Revista Perspectiva. Erechim (RS).v.37.n.138.p.105-118, junho/2013.

OLIVER, Richard Wadd. Como serão as coisas no futuro. São Paulo. Negócio, 2011.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2010.

PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústria e da concorrência. 7ª edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008.

ROESSING, Virgínia; SANTOS, Ana Paula Toledo. Cadeia agroindustrial e alimentar. São Paulo: USP, 2007.

SANTANA, Antônio Cordeiro de. Agregação de valor na cadeia produtiva da pecuária de corte no Estado do Pará. IN Cadeias produtivas e Oportunidades de Negócios na Amazônia. 2003.

SILVEIRA, M.A.P.; FARINA, M.C. Análise de redes sociais como ferramenta que contribui para a melhoria das relações entre empresas participantes de um APL de eventos. Regionalidade e Organizações. Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Paulo: Páginas e Letras Editora e Gráfica, 2012.

Downloads

Publicado

29/06/2022

Como Citar

Wanderson Pereira de Sena, J., & Fabiano Araújo de Oliveira, P. (2022). AGROINDÚSTRIA PELA ÓTICA DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361604. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1604