INSTRUMENTOS PARA TRIAGEM DE CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1847Palavras-chave:
Crianças, Triagem de características definidoras, Transtorno do espectro autista (TEA)Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui complexidade no que diz respeito às características, e por isso, o diagnóstico precoce é de suma importância para uma abordagem efetiva. Diante disso, identificar quais as tecnologias e/ou instrumentos existentes para avaliar características definidoras do autismo em crianças é de grande valia para auxiliar no processo de escolha da temática e posterior construção por enfermeiros, de instrumentos relevantes nessa seara. O estudo objetiva realizar um protocolo de revisão de escopo para mapear instrumentos para triagem de características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. Trata-se de um protocolo de revisão de escopo que segue as recomendações do manual Joanna BriggsInstitute (JBI), com etapas demonstradas mediante o checklist do PreferedReporingItems for SystematicReviewand Meta-Analyses - Extension for ScopingReviews (PRISMA-ScR). Foram realizadas buscas da literatura científica e literatura cinzenta, mediante descritores da Ciência da Saúde (DeCS) e Medical SubjectHeadings (MeSH). A seleção dos estudos foi feita por dois pesquisadores de forma pareada e independente. A interpretação dos resultados se deu através da análise de conteúdo, e processada através do software IRaMuTeQ, apresentados mediante análise de similitude, nuvem de palavras e corpus textual.
Downloads
Referências
Mapelli LD, Barbieri MC, Castro GVDZB, Bonelli MA, Wernet M, Dupas G. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery. 2018;22.
Conceição ACC, Menezes BC, Pereira CEC, Caixeta KGS, Mota MRC, Oliveira NCN, Ribeiro MF. Características do transtorno do espectro autista. Scientia Generalis. 2021;2(Supl. 1),56-56.
Brito HKM, Mendes NB, Lima GT, Pires AJS, Cruz WV, Vargas GLM, Rabelo NN. (2021). O impacto da terapia cognitivo-comportamental no transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(2);7902-7910.
Murari SC, Micheletto N. Avaliação de comportamentos em puericultura para identificação precoce do transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2018;20(3);54-72.
Nascimento YCML, Castro CSC, Lima JLR, Albuquerque MCDS, Bezerra DG. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Revista Baiana de Enfermagem. 2018;32.
Rodrigues MRC, Queiroz RSA, Camelo MS. Assistência de enfermagem a paciente com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. 2021.
Silva CC, Elias LCDS. Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Avaliação Psicológica. 2020;19(2);189-197.
Seize MDM, Borsa JC. Questionário para Rastreio de Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista: evidências de validade e consistência interna. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2022;(AHEAD).
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine. 2018;169(7);467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850.
Peters MDJ, Godfrey CM, Mcinerney P, Soares CB, Khalil H, Parker D. The Joanna Briggs Institute reviewers' manual 2015: methodology for JBI scoping reviews. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.