INSTRUMENTOS PARA TRIAGEM DE CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1847

Palavras-chave:

Crianças, Triagem de características definidoras, Transtorno do espectro autista (TEA)

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui complexidade no que diz respeito às características, e por isso, o diagnóstico precoce é de suma importância para uma abordagem efetiva. Diante disso, identificar quais as tecnologias e/ou instrumentos existentes para avaliar características definidoras do autismo em crianças é de grande valia para auxiliar no processo de escolha da temática e posterior construção por enfermeiros, de instrumentos relevantes nessa seara. O estudo objetiva realizar um protocolo de revisão de escopo para mapear instrumentos para triagem de características definidoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. Trata-se de um protocolo de revisão de escopo que segue as recomendações do manual Joanna BriggsInstitute (JBI), com etapas demonstradas mediante o checklist do PreferedReporingItems for SystematicReviewand Meta-Analyses - Extension for ScopingReviews (PRISMA-ScR). Foram realizadas buscas da literatura científica e literatura cinzenta, mediante descritores da Ciência da Saúde (DeCS) e Medical SubjectHeadings (MeSH). A seleção dos estudos foi feita por dois pesquisadores de forma pareada e independente. A interpretação dos resultados se deu através da análise de conteúdo, e processada através do software IRaMuTeQ, apresentados mediante análise de similitude, nuvem de palavras e corpus textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braulio Costa Teixeira

Enfermeiro. Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente - Universidade Estadual do Ceará - UECE. Residência em Saúde da Família e Comunidade RIS/ESP/CE. Especialista em Gestão em Saúde FIOCRUZ  

Lídia Andrade Lourinho

Pós Doc em Saúde Coletiva - Universidade Estadual do Ceará - (UECE). Doutora em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Fonoaudióloga. Psicopedagoga

Samuel Miranda Mattos

Licenciado e Bacharel em Educação Física - Universidade Estadual do Ceará - (UECE/UniBTA); MBA. Em Gestão e Saúde (FFB); Especialista em Docência (IFMG); Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (UECE); Membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE-CNPq)

 

 

Referências

Mapelli LD, Barbieri MC, Castro GVDZB, Bonelli MA, Wernet M, Dupas G. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery. 2018;22.

Conceição ACC, Menezes BC, Pereira CEC, Caixeta KGS, Mota MRC, Oliveira NCN, Ribeiro MF. Características do transtorno do espectro autista. Scientia Generalis. 2021;2(Supl. 1),56-56.

Brito HKM, Mendes NB, Lima GT, Pires AJS, Cruz WV, Vargas GLM, Rabelo NN. (2021). O impacto da terapia cognitivo-comportamental no transtorno do espectro autista. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(2);7902-7910.

Murari SC, Micheletto N. Avaliação de comportamentos em puericultura para identificação precoce do transtorno do espectro autista. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 2018;20(3);54-72.

Nascimento YCML, Castro CSC, Lima JLR, Albuquerque MCDS, Bezerra DG. Transtorno do espectro autista: detecção precoce pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Revista Baiana de Enfermagem. 2018;32.

Rodrigues MRC, Queiroz RSA, Camelo MS. Assistência de enfermagem a paciente com transtorno do espectro autista. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde. 2021.

Silva CC, Elias LCDS. Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Avaliação Psicológica. 2020;19(2);189-197.

Seize MDM, Borsa JC. Questionário para Rastreio de Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista: evidências de validade e consistência interna. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2022;(AHEAD).

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine. 2018;169(7);467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850.

Peters MDJ, Godfrey CM, Mcinerney P, Soares CB, Khalil H, Parker D. The Joanna Briggs Institute reviewers' manual 2015: methodology for JBI scoping reviews. 2015.

Downloads

Publicado

12/09/2022

Como Citar

Costa Teixeira, B., Andrade Lourinho, L. ., & Miranda Mattos, S. . (2022). INSTRUMENTOS PARA TRIAGEM DE CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391847. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1847