USO DO DASHBOARD NA GESTÃO DE INDICADORES, UMA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AOS IMPACTOS NA GOVERNANÇA DA ATENÇÃO DOMICILIAR: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1979

Palavras-chave:

Governança. Serviços de Assistência Domiciliar. Tecnologia Digital. Indicadores de Gestão.

Resumo

Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo elaborar um protocolo de revisão de escopo, que visa compreender os conteúdos, benefícios, aplicabilidade e fases de avaliação para implantação do Dashboard de governança da atenção domiciliar. Método de Revisão: A metodologia da pesquisa terá como base os estudos da prática baseada em evidencias (PBE) e os princípios do protocolo de revisão de escopo através de suas fases de construção, conforme orientação do Manual da JBI (Joanna Briggs Institute) e utilizar-se-á como critério de inclusão na amostra, artigos nacionais e internacionais que respondam a estratégia de busca embasada nos critérios P(população) = Governança da Atenção Domiciliar, C(conceito) = Tecnologia Digital Dashboard e C(contexto) = Gestão de Indicadores, sendo elegíveis artigos que estejam completos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados Lilacs via BVS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e fonte de Literatura Cinzenta – Google Acadêmico. Os dados passarão pelo crivo de dois revisores que no caso de divergência na análise, contarão com um terceiro. Apresentação e Interpretação dos resultados: Os resultados serão apresentados tendo como base estrutural de análise a proposta por Bardin, por meio de tabelas, fluxos, gráficos, análises percentuais e comparativos que explicitarão as informações extraídas, além de dispor de discussão crítica embasada nos achados e na verificação realizada pelos revisores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artemisa Saldanha de Menezes Fortes

Mestranda em Gestão de Serviços de Saúde pela UECE. Especialista em Gestão de Serviços em Saúde pela Unifor. Especialista em Gerontologia pela Ateneu. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenação de atendimento e Gestão de atendimento Domiciliar liderando equipes multidisciplinares. Atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, comunicação e atendimento domiciliar.

Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, UECE

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , Especialização em Saúde Pública (UNAERP), Atenção Básica (UEPA), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2009) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- PPSAC pela Universidade Estadual do Ceará com sanduíche na Universidade Católica de Múrcia (Espanha). Coordenadora de Unidade Básica de Saúde- Buriti (MA), Instrutura supervisora do PACS (MA), Secretária Municipal de Saúde de Buriti (MA), Coordenadora da Estratégia Saúde da Família dos Distritos Administrativos de Belém (PA- Mosqueiro e Guamá, Diretora do Departamento de Ações e Saúde - DEAS em Belém (PA), Professora substituta na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Assessora Técnica na Secretaria Municipal de Fortaleza. Assessora Técnica - Secretaria do Estado da Saúde- Ceará/ Escola de Saúde Pública do Ceará (servidora pública), Enfermeira da Estratégia Saúde da Família - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (Servidora Pública). 

Referências

ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (LA Reto & A. Pinheiro, Tradução) (6ª Edição). Lisboa, Portugal: Edições, v. 70, 2015.

BRASIL. Caderno de atenção domiciliar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2012.

BÁSICA, Atenção. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. 2013.

BRAMER, Wichor; BAIN, Paulo. Atualização de estratégias de busca para revisões sistemáticas usando o EndNote. Journal of the Medical Library Association: JMLA , v. 105, n. 3, pág. 285, 2017.

BRADBURY-JONES, Caroline et al. Revisões de escopo: a estrutura PAGER para melhorar a qualidade dos relatórios. International Journal of Social Research Methodology , v. 25, n. 4, pág. 457-470, 2022.

CORDEIRO, Luciana; SOARES, Cassia Baldini. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 20, n. 2, p. 37-43, 2019.

DA SILVA, Dina Mara Formiga; JORGE, Maria Salete Bessa. Estratégias de cuidado à saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de COVID-19: protocolo de revisão de escopo Mental health care strategies of health professionals in times of COVID-19: scope review protocol. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 17922-17928, 2021.

DE FREITAS, THAÍS BUENO; COSTA, MARCIA MARIA DA GRAÇA. GOVERNANÇA CLÍNICA COMO MODELO DE GESTÃO PARA A ASSISTÊNCIA DOMICILIAR. REVISTA UNIÍTALO EM PESQUISA. ISSN: 2236-9074, v. 10, n. 1, 2020.

FERRAZ, Lucimare; PEREIRA, Rui Pedro Gomes; PEREIRA, Altamiro Manuel Rodrigues da Costa. Tradução do Conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde em Debate, v. 43, p. 200-216, 2020.

HAMMES, Jades Fernando et al. Dashboard e um modelo de análise preditiva para doenças cerebrovasculares na atenção primária em saúde. 2018.

INSTITUTE, The Joanna Briggs. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. 2014.

Latorraca, C. D. O. C., Rodrigues, M., Pacheco, R. L., Martimbianco, A. L. C., & Riera, R. (2019). Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Diagn Tratamento, 24(2), 59-63.

LIMA, Luciane Aparecida Simão. Proposta digital para a informatização dos registros diários na atenção domiciliar prestada por cuidadores de idosos. 2019. Tese de Doutorado.

MAZUCATO, Thiago et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018.

PETERS, Micah DJ. Gerenciamento e codificação de referências para revisões sistemáticas e revisões de escopo no EndNote. Medical Reference Services Quarterly , v. 36, n. 1, pág. 19-31, 2017.

RAJÃO, Fabiana Lima; MARTINS, Mônica. Atenção Domiciliar no Brasil: estudo exploratório sobre a consolidação e uso de serviços no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1863-1877, 2020.

SILVA, João Carlos de Sousa. Estudo dos modelos de maturidade do business intelligence no setor da saúde. 2021. Tese de Doutorado.

SILVA, Letícia Vieira da. História da atenção domiciliar: revisão narrativa. 2020.

TRICCO, Andrea C. et al. Extensão PRISMA para scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist e explicação. Annals of Internal Medicine , v. 169, n. 7, pág. 467-473, 2018..

Downloads

Publicado

17/10/2022

Como Citar

Saldanha de Menezes Fortes, A., & Cavalcante Ramalho Brilhante, A. P. (2022). USO DO DASHBOARD NA GESTÃO DE INDICADORES, UMA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AOS IMPACTOS NA GOVERNANÇA DA ATENÇÃO DOMICILIAR: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3101979. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1979