USO DO DASHBOARD NA GESTÃO DE INDICADORES, UMA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AOS IMPACTOS NA GOVERNANÇA DA ATENÇÃO DOMICILIAR: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1979Palavras-chave:
Governança. Serviços de Assistência Domiciliar. Tecnologia Digital. Indicadores de Gestão.Resumo
Objetivo: o presente trabalho tem por objetivo elaborar um protocolo de revisão de escopo, que visa compreender os conteúdos, benefícios, aplicabilidade e fases de avaliação para implantação do Dashboard de governança da atenção domiciliar. Método de Revisão: A metodologia da pesquisa terá como base os estudos da prática baseada em evidencias (PBE) e os princípios do protocolo de revisão de escopo através de suas fases de construção, conforme orientação do Manual da JBI (Joanna Briggs Institute) e utilizar-se-á como critério de inclusão na amostra, artigos nacionais e internacionais que respondam a estratégia de busca embasada nos critérios P(população) = Governança da Atenção Domiciliar, C(conceito) = Tecnologia Digital Dashboard e C(contexto) = Gestão de Indicadores, sendo elegíveis artigos que estejam completos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados Lilacs via BVS, PUBMED, SciELO, SCOPUS e fonte de Literatura Cinzenta – Google Acadêmico. Os dados passarão pelo crivo de dois revisores que no caso de divergência na análise, contarão com um terceiro. Apresentação e Interpretação dos resultados: Os resultados serão apresentados tendo como base estrutural de análise a proposta por Bardin, por meio de tabelas, fluxos, gráficos, análises percentuais e comparativos que explicitarão as informações extraídas, além de dispor de discussão crítica embasada nos achados e na verificação realizada pelos revisores.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (LA Reto & A. Pinheiro, Tradução) (6ª Edição). Lisboa, Portugal: Edições, v. 70, 2015.
BRASIL. Caderno de atenção domiciliar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2012.
BÁSICA, Atenção. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. 2013.
BRAMER, Wichor; BAIN, Paulo. Atualização de estratégias de busca para revisões sistemáticas usando o EndNote. Journal of the Medical Library Association: JMLA , v. 105, n. 3, pág. 285, 2017.
BRADBURY-JONES, Caroline et al. Revisões de escopo: a estrutura PAGER para melhorar a qualidade dos relatórios. International Journal of Social Research Methodology , v. 25, n. 4, pág. 457-470, 2022.
CORDEIRO, Luciana; SOARES, Cassia Baldini. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 20, n. 2, p. 37-43, 2019.
DA SILVA, Dina Mara Formiga; JORGE, Maria Salete Bessa. Estratégias de cuidado à saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de COVID-19: protocolo de revisão de escopo Mental health care strategies of health professionals in times of COVID-19: scope review protocol. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 17922-17928, 2021.
DE FREITAS, THAÍS BUENO; COSTA, MARCIA MARIA DA GRAÇA. GOVERNANÇA CLÍNICA COMO MODELO DE GESTÃO PARA A ASSISTÊNCIA DOMICILIAR. REVISTA UNIÍTALO EM PESQUISA. ISSN: 2236-9074, v. 10, n. 1, 2020.
FERRAZ, Lucimare; PEREIRA, Rui Pedro Gomes; PEREIRA, Altamiro Manuel Rodrigues da Costa. Tradução do Conhecimento e os desafios contemporâneos na área da saúde: uma revisão de escopo. Saúde em Debate, v. 43, p. 200-216, 2020.
HAMMES, Jades Fernando et al. Dashboard e um modelo de análise preditiva para doenças cerebrovasculares na atenção primária em saúde. 2018.
INSTITUTE, The Joanna Briggs. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. 2014.
Latorraca, C. D. O. C., Rodrigues, M., Pacheco, R. L., Martimbianco, A. L. C., & Riera, R. (2019). Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Diagn Tratamento, 24(2), 59-63.
LIMA, Luciane Aparecida Simão. Proposta digital para a informatização dos registros diários na atenção domiciliar prestada por cuidadores de idosos. 2019. Tese de Doutorado.
MAZUCATO, Thiago et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018.
PETERS, Micah DJ. Gerenciamento e codificação de referências para revisões sistemáticas e revisões de escopo no EndNote. Medical Reference Services Quarterly , v. 36, n. 1, pág. 19-31, 2017.
RAJÃO, Fabiana Lima; MARTINS, Mônica. Atenção Domiciliar no Brasil: estudo exploratório sobre a consolidação e uso de serviços no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1863-1877, 2020.
SILVA, João Carlos de Sousa. Estudo dos modelos de maturidade do business intelligence no setor da saúde. 2021. Tese de Doutorado.
SILVA, Letícia Vieira da. História da atenção domiciliar: revisão narrativa. 2020.
TRICCO, Andrea C. et al. Extensão PRISMA para scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist e explicação. Annals of Internal Medicine , v. 169, n. 7, pág. 467-473, 2018..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.