DESAFIOS RELACIONADOS COM O USO RACIONAL DA ÁGUA NA IRRIGAÇÃO DA ATIVIDADE AGRÍCOLA NA PROVÍNCIA DE NAMPULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2002Palavras-chave:
Recursos hídricos. Irrigação. Campo. Meio ambiente. Sustentabilidade.Resumo
Verifica-se cada vez mais a crescente falta de água para irrigação e outros usos. Também, está-se consciente de que, por sua irregular disponibilidade, a qual varia marcadamente ao longo dos anos, isto é, de ano a ano e de região a região, o uso da água de forma contínua e indefinida, torna-se praticamente impossível. Daí, uma das metas estratégicas para a preservação da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos consiste no estabelecimento de critérios de uso racional em todas as actividades produtivas, razão pela qual esta pesquisa aborda a escassez de água, a agricultura irrigada e o meio ambiente, com base em informações e estudos que possam contribuir para o encaminhamento de uma agricultura planeada, conservando e optimizando os recursos naturais. Os modelos tecnológicos propostos devem considerar um rigoroso equilíbrio entre produção agrícola e preservação dos recursos naturais. O desenvolvimento actual da irrigação depende de procedimentos tecnológicos e económicos para optimizar o uso da água, melhorar a eficiência de aplicação, proporcionar ganhos de produtividade baseados na resposta da cultura à aplicação de água e outros insumos, sem que comprometa a disponibilidade e a qualidade do recurso.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO, (AEDB), Conservação e uso racional da água: Novos hábitos para evitar a escassez dos recursos hídricos e para continuidade do bem finito, 2015.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA, (AFTWR), Região Africana & Banco Mundial, Estratégia Nacional de Assistência para Recursos Hídricos em Moçambique: Fazer a Água Actuar para o Crescimento Sustentável e a Redução de Pobreza, 2007.
AMARAL, P. & Camões, Instituto de cooperação e da língua, avaliação do impacto: breve introdução. Portugal.
ANA, J. A. Conservação, uso racional e sustentável da água, Fortaleza-Brasil, 2016.
GOMES, F. & Xerinda, S. Conservação e Uso da Água na Agricultura em Moçambique: O Regadio do Chókwè – Vale do Rio Limpopo. Gaza – Moçambique, 1999.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, Estratégia de irrigação. Maputo – Moçambique. 2010.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, Estratégia Nacional de Gestão de Recursos Hídrico. Maputo – Moçambique. 2007.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE), Censo geral da população e habitação, 2017.
IVALA, A. Z. et al. Orientações para Elaboração de Projecto e Monografias Científicas. Nampula, 2007.
LAMDATA, M. M. Metodologia de la Investigacion Educacional -Desafios y Polémicas actuales. Havana. Editorial Felix Varela, 2003.
MARCONI, M. & Lakatos, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo. 6ª Edição. Atlas, 2002.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR (MASA), Monitoria da campanha agrária 2018 à 2019. Maputo – Moçambique, 2019.
MILHANO, A. P. Gestão dos recursos hídricos em Moçambique – Dissertação de Mestrado. Gaza – Moçambique, 2008.
MUAIEVELA, N. M. Gestão de recursos hídricos de bacias de rios transfronteiriços: análise do grau de atendimento a demanda de água na base do rio Incomáti em Moçambique (Dissertação de Mestrado), Rio de Janeiro – Brasil, 2011.
SAMO, O. Valoração económica do serviço de fornecimento da água de rega do regadio de Chókwè: uma aplicação do método de valoração contingente (Dissertação de Mestrado), Maputo – Moçambique, 2015.
SERVIÇO DE ATIVIDADES ECONÓMICA, Relatório semestral de atividades do ano. Moçambique; 2019.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.
PAZ, V. P. et al., Recursos hídricos, agricultura irrigada e meio ambiente. Campina grande – Brasil, 2000.
UAPITA, A. Avaliação das práticas de uso racional da água potável no bairro da Maxaquene C, Cidade de Maputo – Tese de Monografia. Maputo – Moçambique, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.