IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS POR DISCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2218

Palavras-chave:

Desenvolvimento de aulas experimentais , Química

Resumo

O artigo presente ressalta sobre os possíveis impactos em torno da implementação e desenvolvimento de aulas experimentais por discentes de Licenciatura em Química. Partindo-se de tal posicionamento, o objetivo geral é investigar os pontos positivos do Projeto de Extensão Química Experimental para Estudantes do Ensino Básico, na formação profissional docente de alunos que cursam Licenciatura em Química. E os objetivos específicos permeiam fornecer uma proposta concreta e acionável que possa replicar propostas para transformar o currículo de carreira ou parceria público-privada ou ampliar estratégias de carreira. Baseia-se na hipótese de que são viáveis as temáticas quanto às características do Instituto Federal, com uma análise as Diretrizes Nacionais e as práticas na graduação, destacando as aulas práticas de laboratório como a pesquisa e extensão que despertem a curiosidade e o empenho dos discentes na prática em sala de aula e ainda a formação dos professores. A metodologia de pesquisa é mista, utilizando-se de questionário fechado, entrevista e análise. Os principais resultados mostraram que o projeto estimulou a troca de saberes devido a um conjunto diversificado de estratégias entre os discentes. Diante disso, sinaliza-se que o estudo direcionado ao Projeto de Extensão Química Experimental pode ampliar a visão sobre determinados fatores que dissimulam espontaneamente ao progresso do ensino na disciplina de Química, ou em outras áreas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseila Aparecida Bergamo

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS

Keila Cristina de Paiva Silva

Fundação Universitária Iberoamericana  - FUNIBER

Roger Viana de Queiroz

Fundação Universitária Iberoamericana  - FUNIBER

Juciani Aparecida de Paulo Santos

Fundação Universitária Iberoamericana  - FUNIBER

Referências

Aguiar, W. M. J. (2001). A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia, 3, 129-140.

Ahtineva, Aija (2005). Textbook analysis in the service of chemistry teaching. Universitas Scientiarum, 10(1es),25-33.[fecha de Consulta 3 de Marzo de 2022]. ISSN: 0122-7483. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=49909704.

Alves, F. (2015). Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. DVS editora.

Araujo, C. L. Z. R. (2022). Diretrizes para projetos de arquitetura modular sob a perspectiva da Economia Circular.

Brasil (2001). Pcn+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC

Costa, L. S. O. Echeverría, A. R., & Ribeiro, F. L. (2017). O processo de tomada de consciência e a formação de conceitos da educação ambiental na formação inicial de professores de ciências/química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 803-834.

Gadotti, M. (2000). Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, 14, 03-11.

Guimarães, C. C. (2009). Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química nova na escola, 31(3), 198-202. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf.

Luca, A. G., Santos, S. A., Pino, J. C., & Pizzato, M. C. (2018). Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia-RIS, 1(2). https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7820/5644.

Martins, M. R. (2013). Considerações sobre análise de confiabilidade e risco. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Martins, A. S. (2017). As humanidades e a formação em relações públicas: trajetórias, conexões e perspectivas.

Poletti, ME, Gonçalves, OD, & Mazzaro, I. (2001). Dispersão de raios X de tecidos mamários humanos e materiais equivalentes à mama. Física em Medicina e Biologia , 47 (1), 47.

Polônio, M. L. T., & Peres, F. (2009). Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cadernos de saúde pública, 25, 1653-1666. https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csp/v25n8/02.pdf.

Sousa, G.S.D. (2022). Tratado descritivo do Brasil em 1587.

Downloads

Publicado

30/11/2022

Como Citar

Bergamo, J. A., Cristina de Paiva Silva , K. ., Viana de Queiroz, R. ., & Aparecida de Paulo Santos, J. . (2022). IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS POR DISCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122218. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2218