IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS POR DISCENTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2218Palavras-chave:
Desenvolvimento de aulas experimentais , QuímicaResumo
O artigo presente ressalta sobre os possíveis impactos em torno da implementação e desenvolvimento de aulas experimentais por discentes de Licenciatura em Química. Partindo-se de tal posicionamento, o objetivo geral é investigar os pontos positivos do Projeto de Extensão Química Experimental para Estudantes do Ensino Básico, na formação profissional docente de alunos que cursam Licenciatura em Química. E os objetivos específicos permeiam fornecer uma proposta concreta e acionável que possa replicar propostas para transformar o currículo de carreira ou parceria público-privada ou ampliar estratégias de carreira. Baseia-se na hipótese de que são viáveis as temáticas quanto às características do Instituto Federal, com uma análise as Diretrizes Nacionais e as práticas na graduação, destacando as aulas práticas de laboratório como a pesquisa e extensão que despertem a curiosidade e o empenho dos discentes na prática em sala de aula e ainda a formação dos professores. A metodologia de pesquisa é mista, utilizando-se de questionário fechado, entrevista e análise. Os principais resultados mostraram que o projeto estimulou a troca de saberes devido a um conjunto diversificado de estratégias entre os discentes. Diante disso, sinaliza-se que o estudo direcionado ao Projeto de Extensão Química Experimental pode ampliar a visão sobre determinados fatores que dissimulam espontaneamente ao progresso do ensino na disciplina de Química, ou em outras áreas.
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