COVID-19 ALTERANDO A COGNIÇÃO, A ANSIEDADE E O SONO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2227

Palavras-chave:

Sono, Ansiedade;, Covid19, Adolescentes;, Cognição

Resumo

A COVID-19 acarretou distanciamento social ocasionando fechamento das escolas e o adolescente teve que se adaptar as novas normas de segurança, utilizando as redes como meio de se comunicar e adquirir conhecimento Objetivo: analisar a relação entre níveis de atividade cognitiva, qualidade do sono e sintomas de ansiedade dos alunos do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: estudo descritivo e correlacional, com base nas respostas do questionário sociodemografico, teste MoCA, IDATE, questionário Fletcher/Lucket e oficinas de criatividade da Terapia Ocupacional. Resultado: Participaram da pesquisa 47 alunos, na faixa etária de 17 a 21 anos, do segundo e terceiro ano de administração, sendo que 36,17% tiveram COVID-19 e/ou 70,22% dos seus familiares também tiveram. Em relação aos testes aplicados, demonstraram correlação negativa moderada entre o IDATE-T e o Escore F&L (r= - 0,318 p = < 0.001), correlação negativa forte entre IDATE_E e Escore F&L (r = -0,0316 p = <0.001), apresentaram defasagem cognitiva para atividades executivas e memória, e alteração significativa do sono. Conclusão: É preciso desenvolver mais pesquisas nestas áreas, principalmente vinculadas à Terapia Ocupacional, que aprofundem os conhecimentos relacionados à vida do adolescente, ao sono, a cognição e a ansiedade, os quais interferem no desempenho ocupacional.

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Biografia do Autor

Noelle Pedroza Silva

Graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formação em Técnico em enfermagem pelo curso técnico profissionalizante da Faculdade Bezerra de Araújo. Secretaria Municpal de Educação de Maricá

Eloiza Maria Pereira de Oliveira

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Auxiliar de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 

Aline Bittencourt Fernandes da Silva

Graduação em comunicação social pela Universidade Estácio de Sá. MBA em Marketing. Docente da Universidade Anhanguera. Colaborador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Claudia Donelate

Graduação em Administração pela Universidade Gama Filho e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Tecnologias Sociais do Instituto Federal do Rio de Janeiro. 

Nebia Maria Almeida de Figueiredo

Graduação, mestrado  e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UNIR.  Pesquisadora Visitante Emérita junto ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociencias da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO-UNIRIO) e Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH-UNIRIO).

Angela Maria Bittencourt Fernandes da Silva

Instituto Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

24/11/2022

Como Citar

Pedroza Silva, N., Pereira de Oliveira, E. M. ., Bittencourt Fernandes da Silva, A., Donelate, C., Almeida de Figueiredo, N. M., & Bittencourt Fernandes da Silva, A. M. (2022). COVID-19 ALTERANDO A COGNIÇÃO, A ANSIEDADE E O SONO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO RIO DE JANEIRO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112227. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2227