A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PREVENÇÃO/INTERVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DE ETNOGRAFIA VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2314Palavras-chave:
Bullying, Violência escolar, Intervenção e prevençãoResumo
O bullying é um tipo de violência física, simbólica, social e psicológica caracterizado por agressões físicas, verbais e não-verbais, que atinge significativa parcela de alunos em idade escolar. Alliprandini e Sodré (2014) identificaram, em análise de 2000 a 2011 (Scielo e Capes), que a maioria da produção científica sobre bullying escolar se relaciona a diagnóstico/caracterização, ficando a prevenção/intervenção em segundo plano. Considerando o que apontou a pesquisa referida, objetivou-se identificar, nesta, se a prevenção/intervenção receberam atenção da comunidade científica e do Estado, a partir de revisão bibliográfica. Como metodologia, adotou-se a etnografia virtual que consistiu em criar um alerta no Google Acadêmico com termos específicos ao bullying e, realizou-se busca no Portal de Periódicos da Capes entre 2010 e 2021. Tendo em vista a conjuntura política, econômica, social e cultural do Brasil, em que a violência se dá nesses vários aspectos da vida do cidadão, principalmente, advinda do Estado, parte-se da hipótese de que isso interfere no comportamento dos alunos, como aumento da agressividade e a ocorrência de bullying, o que pode impactar, negativamente, no processo de ensino-aprendizado. A relevância do estudo se dá na medida em que mostra a violência do Estado por ter negligenciado, por tanto tempo, as situações de bullying na escola. Os resultados encontrados evidenciaram que, dos 41 artigos analisados, 22 se voltaram para a prevenção/intervenção no ambiente escolar, como práticas extensionistas, entrevistas, questionários, ações em saúde, etnografia (observação participante), contra 19 que se detiveram na teoria sobre o bullying.
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