A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PREVENÇÃO/INTERVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DE ETNOGRAFIA VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2314

Palavras-chave:

Bullying, Violência escolar, Intervenção e prevenção

Resumo

O bullying é um tipo de violência física, simbólica, social e psicológica caracterizado por agressões físicas, verbais e não-verbais, que atinge significativa parcela de alunos em idade escolar. Alliprandini e Sodré (2014) identificaram, em análise de 2000 a 2011 (Scielo e Capes), que a maioria da produção científica sobre bullying escolar se relaciona a diagnóstico/caracterização, ficando a prevenção/intervenção em segundo plano. Considerando o que apontou a pesquisa referida, objetivou-se identificar, nesta, se a prevenção/intervenção receberam atenção da comunidade científica e do Estado, a partir de revisão bibliográfica. Como metodologia, adotou-se a etnografia virtual que consistiu em criar um alerta no Google Acadêmico com termos específicos ao bullying e, realizou-se busca no Portal de Periódicos da Capes entre 2010 e 2021. Tendo em vista a conjuntura política, econômica, social e cultural do Brasil, em que a violência se dá nesses vários aspectos da vida do cidadão, principalmente, advinda do Estado, parte-se da hipótese de que isso interfere no comportamento dos alunos, como aumento da agressividade e a ocorrência de bullying, o que pode impactar, negativamente, no processo de ensino-aprendizado.  A relevância do estudo se dá na medida em que mostra a violência do Estado por ter negligenciado, por tanto tempo, as situações de bullying na escola. Os resultados encontrados evidenciaram que, dos 41 artigos analisados, 22 se voltaram para a prevenção/intervenção no ambiente escolar, como práticas extensionistas, entrevistas, questionários, ações em saúde, etnografia (observação participante), contra 19 que se detiveram na teoria sobre o bullying.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA). Especialização em Psicologia da Educação, Universidade Estadual do Maranhão; Especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais pela Universidade de Coimbra, PT. Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de São Luís (MA). Professor de Arte na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Luziane Bezerra Moreira Alves

Mestranda em Educação na Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI), Porto Rico, Estados Unidos. Especialização em Atendimento Educacional Especialização, Faculdade Integrada de Cruzeiros (FIC). Especialização em Orientação, Gestão e Supervisão, Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, IESMA. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé e Graduação em Administração e Gestão de Negócios pela Faculdade Estácio de São Luís. Professora de sala de recursos da Secretaria Municipal de Educação de São Luís.

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Publicado

17/12/2022

Como Citar

Marques, W. R. ., & Alves, L. B. M. . (2022). A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A PREVENÇÃO/INTERVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DE ETNOGRAFIA VIRTUAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122314. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2314