PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMO APOIO A INSTALAÇÃO DE UM MODELO DE PRODUÇÃO EM MASSA EM UMA MONTADORA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2343Palavras-chave:
Padronização; Processo; RetrabalhoResumo
Esse artigo apresenta como tema central de seu desenvolvimento a implementação dos procedimentos operacionais padrão do setor de solda de uma montadora de máquinas agrícolas como meio de auxílio na instalação de um processo de produção em massa. Sendo a padronização dos processos a etapa fundamental para a redução de desvios e não conformidades nos produtos e para a implementação de técnicas como a crono análise e o balanceamento de linha. A empresa objeto do estudo é composta por diversos setores, de modo em que foi aplicada uma metodologia de seleção do setor a receber inicialmente a aplicação da ferramenta através de dados relacionados a realização de retrabalho, resultando na escolha do setor de solda como o setor a ser iniciada a implementação da ferramenta. O resultado da implementação foi então obtido através de uma análise de ocorrências de retrabalho após a implementação da ferramenta. Demonstrando indícios de resultados positivos, que venham a justificar a futura implementação da ferramenta nos demais setores da organização, auxiliando assim na implementação de um sistema de produção em massa.
Downloads
Referências
AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Vol. 25, Nº especial, Fev 2020.
CAMPOS, V. F. Qualidade total: padronização de empresas. Belo Horizonte: EDG, 1999.
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: Nova Lima, 2004.
CASTELLI, J. R. Brasil (des)acorrentado: uma análise evolucionaria do processo de inserção da economia brasileira nos paradigmas tecno-econômicos da produção em massa e da tecnologia da informação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
DAMÉLIO, R. (2011) The Basics of Process Mapping, 2nd Edition, ISBN10:1363273764, CRC Press.
DUTRA, R. M. S; SOUZA, M. M. O. Cerrado, Revolução Verde e Evolução do Consumo de Agrotóxicos. Soc. & Nat., Uberlândia, Vol. 29, Nº 3, Set/Dez 2017.
FERREIRA, E. P. Implementação do protocolo operacional padrão da central do samu amapá- operacionalizando o serviço. Macapá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GARETH, M. Imagens da organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JUNIOR. A. M. Processos Produtivos. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013.
JUNIOR, R. F. S; ZACARON, S, S; OLIVEIRA, H, C. Procedimento operacional padrão (POP): uma proposta para a normatização da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN). RIBSP – Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, Vol. 4, Nº 9, Maio/Ago 2021.
LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MATOS, A. K. V. Revolução verde, Biotecnologia e Tecnologias Alternativas. Cadernos da FUCAMP, Vol.10, n.12, p.1-17, 2010.
MEDEIROS, T. B. POP – Procedimento Operacional Padrão: Um exemplo prático. Assis: Fundação Educacional do Municipio de Assis,2010.
MELLO, C. H. P. Qualidade total. São Paulo: Academia Pearson, 2011.
MOURA. C. R; NUNES. C. C. Padronização de processo na linha de montagem de uma empresa multinacional: um estudo de caso. Revista GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Vol 14, Nº 2, 2019.
MUELLER. C. C; MARTINE. G; Modernização da agropecuária, emprego agrícola e êxodo rural no Brasil – A década de 1980. Revista de Economia Política, Vol. 17, Nº 3, p. 407, 1997.
PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods, 3 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. Da Ana Thorell. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VERRI, L. B. A padronização simplificada da rotina nas empresas. 2005.
VIAN, C. E et al. Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas., RESR – Revista da Economia e Sociedade Rural, Piracicaba, Vol. 51, Nº 4, Out/Dez 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.