PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMO APOIO A INSTALAÇÃO DE UM MODELO DE PRODUÇÃO EM MASSA EM UMA MONTADORA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2343

Palavras-chave:

Padronização; Processo; Retrabalho

Resumo

Esse artigo apresenta como tema central de seu desenvolvimento a implementação dos procedimentos operacionais padrão do setor de solda de uma montadora de máquinas agrícolas como meio de auxílio na instalação de um processo de produção em massa. Sendo a padronização dos processos a etapa fundamental para a redução de desvios e não conformidades nos produtos e para a implementação de técnicas como a crono análise e o balanceamento de linha. A empresa objeto do estudo é composta por diversos setores, de modo em que foi aplicada uma metodologia de seleção do setor a receber inicialmente a aplicação da ferramenta através de dados relacionados a realização de retrabalho, resultando na escolha do setor de solda como o setor a ser iniciada a implementação da ferramenta. O resultado da implementação foi então obtido através de uma análise de ocorrências de retrabalho após a implementação da ferramenta. Demonstrando indícios de resultados positivos, que venham a justificar a futura implementação da ferramenta nos demais setores da organização, auxiliando assim na implementação de um sistema de produção em massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Tadeu Kiel Truffa

Univel - Centro Universitário

Vinicius Tessele

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense - UNIPAR e Especialização em Gestão Estratégica em TI pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR. Mestre em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Referências

AGANETTE, E. C. Mapeamento de processos sob a perspectiva da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Vol. 25, Nº especial, Fev 2020.

CAMPOS, V. F. Qualidade total: padronização de empresas. Belo Horizonte: EDG, 1999.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: Nova Lima, 2004.

CASTELLI, J. R. Brasil (des)acorrentado: uma análise evolucionaria do processo de inserção da economia brasileira nos paradigmas tecno-econômicos da produção em massa e da tecnologia da informação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

DAMÉLIO, R. (2011) The Basics of Process Mapping, 2nd Edition, ISBN10:1363273764, CRC Press.

DUTRA, R. M. S; SOUZA, M. M. O. Cerrado, Revolução Verde e Evolução do Consumo de Agrotóxicos. Soc. & Nat., Uberlândia, Vol. 29, Nº 3, Set/Dez 2017.

FERREIRA, E. P. Implementação do protocolo operacional padrão da central do samu amapá- operacionalizando o serviço. Macapá: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GARETH, M. Imagens da organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JUNIOR. A. M. Processos Produtivos. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2013.

JUNIOR, R. F. S; ZACARON, S, S; OLIVEIRA, H, C. Procedimento operacional padrão (POP): uma proposta para a normatização da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN). RIBSP – Revista do Instituto Brasileiro de Segurança Pública, Vol. 4, Nº 9, Maio/Ago 2021.

LIKER, J. K. O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MATOS, A. K. V. Revolução verde, Biotecnologia e Tecnologias Alternativas. Cadernos da FUCAMP, Vol.10, n.12, p.1-17, 2010.

MEDEIROS, T. B. POP – Procedimento Operacional Padrão: Um exemplo prático. Assis: Fundação Educacional do Municipio de Assis,2010.

MELLO, C. H. P. Qualidade total. São Paulo: Academia Pearson, 2011.

MOURA. C. R; NUNES. C. C. Padronização de processo na linha de montagem de uma empresa multinacional: um estudo de caso. Revista GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Vol 14, Nº 2, 2019.

MUELLER. C. C; MARTINE. G; Modernização da agropecuária, emprego agrícola e êxodo rural no Brasil – A década de 1980. Revista de Economia Política, Vol. 17, Nº 3, p. 407, 1997.

PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods, 3 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. Da Ana Thorell. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VERRI, L. B. A padronização simplificada da rotina nas empresas. 2005.

VIAN, C. E et al. Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas., RESR – Revista da Economia e Sociedade Rural, Piracicaba, Vol. 51, Nº 4, Out/Dez 2013.

Downloads

Publicado

23/11/2022

Como Citar

Tadeu Kiel Truffa, B., & Tessele, V. (2022). PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA COMO APOIO A INSTALAÇÃO DE UM MODELO DE PRODUÇÃO EM MASSA EM UMA MONTADORA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112343. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2343