ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS COMO RECURSO INTERVENTIVO PARA AUXILIAR OS DISCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: ESTUDO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA CINTHIA REGIA GOMES DO LIVRAMENTO, MANAUS/AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2518Palavras-chave:
Motivação, Dificuldade de aprendizagemResumo
O objetivo deste estudo foi investigar como os professores do 5° ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, em Manaus, Amazonas, percebem a importância da motivação como estratégia para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem no processo educacional. Partindo do princípio de que um indivíduo produz com uma qualidade maior quando este se sente motivado, procurou-se saber como os docentes trabalham esta questão em sala de aula, nesta pesquisa foram ouvidos alunos e professores para ter-se um panorama geral da questão levantada. Tendo como base a Teoria das Representações Sociais, iniciada por Serge Moscovici, para atingir os objetivos propostos nesta dissertação, foi utilizada uma pesquisa qualitativa e o material coletado foi tratado com base na pesquisa semiestruturada, com a técnica de grupo focal, no qual os dados foram transcritos e estão dispostos no contexto desta obra. O discurso dos professores sujeitos desta investigação aponta para as estratégias de aprendizagem em sala de aula como uma necessidade no ato de inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Downloads
Referências
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.
_______. Compreendendo as relações entre estratégias de aprendizagem e ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p.15-24, 2015.
CARVALHO, D. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2016.
COHEN, J. A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis Rio de Janeiro: Vozes Ltda., 2015.
DELL’AGLI, B. A. V. Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Tese de Doutorado Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª ed. Paz e Terra. São Paulo. 1996.
GAZZANIGA, M. Ciência psicológica: mente cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2015.
GÓMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. O que é aprender? Dificuldades de aprendizagem: detecção e estratégias de ajuda: manual de orientação para pais e professores. 4ª ed. Equipe Cultural. Edição MMIX, 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
MOREIRA I. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília/DF/BRA: Liber Livro, 2013.
MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do ensino fundamental I. Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Londrina, 2014.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Revista Pátio, Porto Alegre: ARTMED, ano 03, nº 11, jan. 2000.
PIAGET, J. Tratado de Lógica e Conocimiento. Buenos Aires: (Editorial Paidos, 1997), v. 4.
POZO, J. Estratégias de aprendizagem. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2016.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SILVA, J. A. Motivação: Querer aprender. Petrópolis: Vozes, 2015.
SMITH, C. STRICK, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 12 ª ed. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.