ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS COMO RECURSO INTERVENTIVO PARA AUXILIAR OS DISCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: ESTUDO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA CINTHIA REGIA GOMES DO LIVRAMENTO, MANAUS/AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2518

Palavras-chave:

Motivação, Dificuldade de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como os professores do 5° ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Cinthia Regia Gomes do Livramento, em Manaus, Amazonas, percebem a importância da motivação como estratégia para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem no processo educacional. Partindo do princípio de que um indivíduo produz com uma qualidade maior quando este se sente motivado, procurou-se saber como os docentes trabalham esta questão em sala de aula, nesta pesquisa foram ouvidos alunos e professores para ter-se um panorama geral da questão levantada. Tendo como base a Teoria das Representações Sociais, iniciada por Serge Moscovici, para atingir os objetivos propostos nesta dissertação, foi utilizada uma pesquisa qualitativa e o material coletado foi tratado com base na pesquisa semiestruturada, com a técnica de grupo focal, no qual os dados foram transcritos e estão dispostos no contexto desta obra. O discurso dos professores sujeitos desta investigação aponta para as estratégias de aprendizagem em sala de aula como uma necessidade no ato de inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Herica Cristina da Silva Pinto

Professora Graduada em Pedagogia pela Universidade Táhirih, especialista em: Gestão de Currículos e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas, pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestra em Ciência da Educação pela Universidad De La Integración De Las Américas – UNIDA/PY, Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad De La Integración De Las Américas – UNIDA/PY.

 

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Silva Pinto, H. C. da. (2022). ESTRATÉGIAS MOTIVADORAS COMO RECURSO INTERVENTIVO PARA AUXILIAR OS DISCENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: ESTUDO REALIZADO COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA CINTHIA REGIA GOMES DO LIVRAMENTO, MANAUS/AMAZONAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412518. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2518