AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2630Palavras-chave:
Transtorno, Comportamento, Diagnóstico, TratamentoResumo
O autismo é considerado um distúrbio que afeta o desenvolvimento humano, sua condição apresenta traços em diferentes escalas. O estudo busca certificar a veracidade das características do transtorno do espectro autismo e como implica na vida das pessoas. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica com enfoque qualitativo. No decorrer dos anos, os critérios de diagnóstico do autismo passou por mudanças, e os comportamentos apresentados são pautados através da utilização da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID 10), da Organização Mundial da Saúde e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5), da Associação Psiquiátrica Americana. Os pais são fundamentais na contribuição do diagnóstico, passam segurança para criança e também contribuem no seu processo de desenvolvimento. O autismo não tem cura, mas é imprescindível que ocorra tratamento, e destaca-se neste quesito o método ABA e o método TACCH, que auxiliam na modificação dos comportamentos. É muito importante que a população busque cada vez mais conhecimento sobre o transtorno do espectro autismo, para que seja possível uma inclusão especializada, que atendam suas demandas, livre de preconceitos.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association, Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais DSM-5 – Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 59.
BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analíticocomportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.
DE OLIVEIRA SILVA, Priscila Gonçalves. A CRIANÇA COM ASPERGER DENTRO DO ESPECTRO. 2018.
LOPES, Amanda Trindade; ALMEIDA, Gabriel Antonio de. Perfil de indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Brasil. 2021.
MAIA, Carina Scanoni et al. Transtorno do espectro autista e a suplementação por ácido fólico antes e durante a gestação. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 68, p. 231-243, 2020.
NASCIMENTO, Iramar Baptistella do; BITENCOURT, Cristiano Rech; FLEIG, Raquel. Estratégias para o transtorno do espectro autista: interação social e intervenções terapêuticas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 179-187, 2021.
NUNES, Débora RP; SCHMIDT, Carlo. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 84-103, 2019.
PROENÇA, Maria Fernanda Rocha; DE SOUSA, Nathália Duarte dos Santos; DA SILVA, Brenda Ramos. Autismo: classificação e o convívio familiar e social. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 4, n. 8, p. 221-231, 2021.
TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 56, p. 607-614, 2010.
TEIXEIRA, M. C. S.; GANDA, D. R. INCLUSÃO E AUTISMO: relato de caso sobre o
trabalho com uma criança na educação infantil. Psicologia e Saúde em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125–135, 2019. DOI: 10.22289/2446-922X.V5N2A9. Disponível em:
http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V5N2A9. Acesso em: 8 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.