PSICOMOTRICIDADE: MOTRICIDADE FINA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2901Palavras-chave:
afetividade, tríade psicomotora, tríade morfológica, tríade psicanalíticaResumo
A escolha do tema psicomotricidade: alternância walloniana na formação integral do aluno está embasada em referências bibliográficas no princípio walloniano que prioriza a dimensão afetiva sobre as dimensões cognitiva e motora. Esta pesquisa está inserida na metodologia qualitativa e recorta o tema deficiência na motricidade fina e se vale dos avanços da neurociência para apresentar uma visão morfológica funcional dos sistemas wallonianos a fim de dar maior clareza a dimensão do campo psicomotricidade; contudo, com vistas e finalizações na motricidade fina, bem como, na relevância do conhecimento que os professores possuem sobre o tema, por padrão. Dentre os muitos fatores que envolvem o campo da psicomotricidade o estudo tem como objeto a formação integral do aluno em relação à dimensão afetiva para equilibrar a motricidade fina. A pesquisa foi motivada pela dificuldade observada nos professores em compreender mais amplamente a importância da afetividade no equilíbrio da tríade motricidade/ afetividade/ cognição que aqui se propõe. Embora esta pesquisa priorize referências mais atualizadas e direcionadas à formação de professores ela não descarta princípios consagrados. Os resultados obtidos nesta pesquisa contemplam a validação ou não da hipótese de que não há conhecimento relevante sobre o tema por parte dos professores tornando-se necessário cursos de formação de professores mais específicos e mais bem estruturados nas bases de pesquisas mais recentes no campo da psicomotricidade recortado na psicomotricidade fina. Por conseguinte, esse tal avanço recente das pesquisas no referido campo sugere e/ou nos faz inferir necessidade de prováveis futuras pesquisas de fatores específicos.
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