SISTEMATIZAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO ESCOPO MODOS DE APRENDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3012

Palavras-chave:

psicopedagogia, educação, protagonismo, modos de aprender

Resumo

Esta pesquisa justifica-se pela necessidade que tem a ciência e a ética da sistematização do escopo da relevância dos avanços psicopedagógicos em relação aos modos de aprender, pois ainda, trata-se de um escopo dependente de muito estudo para que a psicopedagogia se estabeleça relevantemente autônoma. Os seus escopos têm sido recortados para aprendizagem institucional em ambiente empresarial e, também, clínica voltada para o protagonismo no ambiente escolar. O problema é com que relevância atualmente a psicopedagogia consegue atrair a atenção das referidas ciências, campos, ética e objetivos anteriormente apresentados para ser aceita como colaboradora na especificidade modos de aprender considerando o princípio gnosiológico de que não pode haver aprendizagem sem ensino e nem ensino sem aprendizagem considerando sua inter-relação com os demais campos ora relacionados. A metodologia é qualitativa valendo-se da sistematização de pesquisas realizadas nos últimos 10 anos. O paradigma é da complexidade devido ao objetivo estabelecido que tem como prerrogativa a complexidade do ser que aprende. O resultado que se espera é a apresentação de um escopo sistematizado capaz de corroborar com os modos de aprender do ser cognoscente para ampliar a relevância da psicopedagogia para servir uma sociedade complexa em seu modo de aprender e, também, dos indivíduos que a compõe de forma cada vez mais reconhecida e desejada pela positividade dos resultados obtidos a partir da utilização de suas propostas relacionada ao escopo ora apresentado.  

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Biografia do Autor

Moises Lopes da Silva

UNIB - Universidad Internacional Iberoamericana - Professor e pesquisador, palestrante empresarial e educacional, escritor, graduação: Letras: português/ inglês/ espanhol, pós-graduação lato sensu: -Psicopedagogia clínica e institucional, mestrado em Educação com ênfase em psicopedagogia, doutorando em Educação com ênfase em psicopedagogia, psicanálise: Instituto IBC, pós-graduação lato sensu: LIBRAS, formação técnica: contador e Informática, proficiência: Inglês, Espanhol, LIBRAS, especializações: USP, UNB, FAPI, HOYLER, ELLIS, CNA Proficiency, CCAA.

Sissiliana Bethania del Rocio Vilchez de Rabanal

Professora orientadora de Teses de Doutorado em EAD na Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI para México, Porto Rico, Espanha e Brasil. Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT- Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas FGV-Rio e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Graduada em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Trujillo - UNT (Perú) e Licenciada em Antropologia Social pela Universidad Nacional de Trujillo - UNT (Perú). 

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Publicado

11/04/2023

Como Citar

Lopes da Silva, M., & Bethania del Rocio Vilchez de Rabanal , S. (2023). SISTEMATIZAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO ESCOPO MODOS DE APRENDER. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443012. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3012