AS TICs NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: CONVENIÊNCIAS E EMPRAZAMENTOS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ariadna Chaves Santos
  • Lucineide Carvalho da Silva
  • Tais Gonçalves Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3063

Palavras-chave:

TICs, Ensino, Professores

Resumo

A sociedade moderna vive em um mundo de tecnologias que geram muitos benefícios no cotidiano e, ao serem introduzidas no processo de ensino, possibilitam novas abordagens pedagógicas, com o consequente surgimento de novos estilos de aprendizagem, em termos de conceitos. De acordo com as pesquisas realizadas por meio de revisão bibliográfica de cunho qualitativo e caráter descritivo, o uso das TICs em sala de aula leva a um melhor desenvolvimento cognitivo, os professores conseguem despertar a curiosidade dos alunos com o auxílio de atividades e desenvolver sua capacidade de gerar e criar novas ideias, estimulando assim sua pertinência por meio de tarefas, tornando possível mudar a forma de aprender. Observamos que, de fato, a tecnologia está a contribuir para o processo de ensino e exige mesmo um elemento substantivo e fundamental, o investimento. Há necessidade de incorporar as TICs no currículo, não apenas como um auxiliar, mas como um método decisivo. Portanto, concluiu-se que durante o processo de ensino é importante que tanto professores quanto alunos tenham acesso a diversas informações fornecidas por meio das TICs, tornando a comunicação e o alcance da capacidade escolar mais acessível. Pode-se dizer que o uso responsável das TICs no ensino é um grande desafio para os professores, pois eles precisam se qualificar, redefinir os métodos desenvolvidos em sala de aula e aprimorar o plano de ensino.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Ariadna Chaves Santos

    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com Especialização em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior-Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Candido Mendes-UCAM. Graduada no curso de Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Imperatriz-FACIMP, Pós Graduada na Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG) em Direito do Trabalho pela Universidade LFG, Pós Graduada na Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG) em Direito de Família e Sucessões Na Universidade LFG, Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Lucineide Carvalho da Silva

    Graduada em Geografia –licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/Imperatriz. Pós graduada em História e Geografia do Brasil e Gerenciamento de Resíduos Sólidos pela faculdade de Amparo/SP. Graduada no curso de Bacharel em Direito pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão- UNISULMA. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA)- FUNIBER.

  • Tais Gonçalves Cordeiro

    Graduação em Pedagogia. Pós graduada em Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

AS TICs NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: CONVENIÊNCIAS E EMPRAZAMENTOS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453063. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3063