ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3364

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Licenciatura em Computação., Relato de Experiência.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a importância das vivências de um acadêmico na disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a formação completa do educando, bem como relatar sobre suas  vivências no campo de atuação  que ocorreu entre fevereiro e abril de 2023 na Escola Estadual Maria Almeida do Nascimento, e nos cursos de Técnico em Análise Clinicas e curso de Técnico em Informática no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas- CETAM, localizados no município de Coari-AM, envolvendo as etapas de observação, coparticipação e regência. Como resultado do estágio, foi possível aprimorar habilidades e capacidades, as quais contribuíram significativamente para o aprimoramento profissional do aluno, além de oferecer oportunidades de aplicar recursos de mídias digitais para desenvolver a experiência profissional, ampliando a visão dos estudantes sobre a docência em sua reflexão sobre a prática, o cotidiano escolar, o currículo e as políticas educacionais que regulam o ensino-aprendizagem nas escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eloir Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Atualmente é Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

  • Jeferson Antunes Pereira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Francisco Junior Vilena Pinto

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Francisco Rayner Barros Batista

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Anderson Souza de Almeida

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Stéfany Caetano Corrêa

    Mestranda em Enfermagem em Saúde das Populações Amazônica da Universidade Federal do Amazonas – UFAM em Associação Ampla com a Universidade do Estado do Pará – UEPA.

Referências

ANDRADE, Cheila Fernandes de et al. A importância dos programas de estágio na formação acadêmica superior: uma análise das ofertas de vagas na esfera da justiça estadual do Maranhão. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 6, p. 46-58, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base - Ensino Médio. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. 2018. Acesso em 15 de mai. 2023.

BRASIL, Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Da definição, classificação e relações de estágio. Brasília – DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 19 mai. 2023.

LINHARES, Ana Cristina Oliveira; SANTOS, Kátia Silva. A Licenciatura em Computação no Brasil: histórica e contexto atual. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 188-208, 2021.

MACÊDO, Josué Antunes de; BRANDÃO, Daniel Pereira; NUNES, Daniel Martins. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 68-86, 2019.

MARTINS, Camila; MACEDO, Ricardo Tombesi; SILVEIRA, Sidnei Renato. Quiz EDUC: ferramenta para construção de quiz educacional. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 14, n. 1, p. 106-126, 2021.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

OLIVEIRA, Welliton Soares de et al. Vivências No Estágio Supervisionado Em Computação No Ensino Médio: Um Relato De Experiências. Revista Foco, V. 16, N. 5, P. E1896-E1896, 2023.

PIRES, Nair Aparecida Rodrigues. A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado. 2020.

SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Prática Docente, v. 40, p. 35, 2020.

SOUSA, Karolayny Rodrigues Henrique de; MEDEIROS BATISTA de, João Maik; DE LIMA, Nicácio Nascimento. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS: e a sua importância na prática docente.

SOUSA, Larissa Soares de; SANTOS, Rodiney Marcelo Braga dos. Vivências do estágio supervisionado remoto em matemática. Ensino em perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.

Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Disponível em: https://cursos2.uea.edu.br/index.php?dest=info&curso=72. Acesso em: 20 de mai de 2023.

Downloads

Publicado

15/06/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463364. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3364