METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.355Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de química, Formação docenteResumo
As transformações que vem acontecendo no cenário mundial, sobretudo no Brasil, têm provocado impactos significativos no sistema educacional no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. Por conta disso, há necessidade que haja uma mudança de paradigmas que permitam trazer respostas rápidas às demandas dos discentes, principalmente para uma nova geração de ingressantes acadêmicos, representados pela Geração Y, também conhecida como Geração Internet e cuja informação é disponibilizada através de diversas ferramentas. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de conhecimento, por parte dos docentes do curso de licenciatura em Química da UFPI, a respeito das metodologias ativas de aprendizagem no processo de formação de futuros professores. Aplicou-se um questionário online com um grupo correspondente a 42% dos docentes de Química, tendo como resultados o fato de que mais da metade deles conhecem e já aplicaram essa metodologias em sala de aula, bem como, que a maioria deles não realizaram cursos de capacitação, assim, provavelmente não puderam usufruir do que as diversas metodologias ativas podem proporcionar. Com isso, observa-se a importância de se trabalhar novas metodologias de abordagem dos conteúdos em sala de aula, tais como sala de aula invertida, debates e aprendizagem baseada em problemas, dentre outras, a fim de que os alunos da licenciatura possam replicar o uso dessas metodologias com seu futuros alunos, visando a otimização do processo de ensino e aprendizagem.
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