UMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.376Palavras-chave:
Avaliação, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Ensino colaborativo.Resumo
Metodologias Ativas refletem mudanças no paradigma tradicional de ensino e na relação entre educador e educando. Elas surgem em contrapartida às aulas expositivas, nas quais os alunos ocupam, de forma passiva, o lugar de espectadores. Para obter maior engajamento, motivação e interesse para aprender, um Centro Universitário, situado no Rio de Janeiro, implementou o Projeto LIGA 3.0 – uma proposta metodológica global de aprendizagem colaborativa, a qual foi considerada relevante para ser submetida a um estudo avaliativo. Nesta direção, foram articuladas duas questões avaliativas: (a) em que medida a LIGA 3.0 – atende aos requisitos básicos que a definem como uma metodologia inovadora? e (b) em que medida os educandos estão satisfeitos com a implementação da proposta metodológica – LIGA 3.0? Metodologicamente foi utilizada a abordagem avaliativa dos consumidores, a qual se baseou na visão dos participantes do estudo. A construção do Quadro de Critérios e Padrões de Julgamento respaldou-se nas dimensões do Projeto e, deste, derivou-se o instrumento de avaliação – um questionário com questões fechadas e abertas. O questionário contou com a participação de 19 alunos de períodos finais dos cursos de Graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas da Instituição, que avaliaram a LIGA 3.0. O instrumento foi validado, reformulado e aplicado aos participantes. Os dados foram coletados e analisados, destacando-se as seguintes conclusões: os alunos atendem às expectativas de sujeitos autônomos, aprovam a metodologia inovadora, e acreditam nas possibilidades da aprendizagem colaborativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.