UM REVIEW HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO PERIODO JESUÍTICO AO BRASIL CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3981Palavras-chave:
Educação. Processo Histórico. Ensino-AprendizagemResumo
Embora polêmica e sem confirmação, essa fase da Educação foi desenvolvida entre os grupos primitivos, tal fato se dava de forma simplória e espontânea, sendo desenvolvido por meio de imitação e sucessivas repetições. Inicialmente, as práticas do aprender estavam relacionadas às atividades de sobrevivência tais como: o ato de pesca, caça, desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais etc. Também neste período, o aprendizado e os ensinamentos estavam baseados em diferentes observações relacionadas aos aspectos meteorológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra, que com o passar dos séculos tornaram-se parte da educação dos jovens como uma disciplina, voltados para a defesa da comunidade local. É importante ressaltar que, nesse período, não se pode falar em escola dentro de um processo formal, já que não existia a escola institucionalizada. A História da Educação no Brasil, seus altos e baixos, recuos e avanços é o objetivo geral deste artigo, que apresenta o trabalho dos jesuítas até chegar aos dias da LDB de 1996, que trouxe avanços, os quais estão sendo alterados pelo atual governo do Brasil. E de maneira mais específica, ainda objetiva a formação crítica do indivíduo.
Downloads
Referências
ALVES, Luís Alberto Marques, História da Educação uma introdução; Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2012.
ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação .São Paulo, SP: Ed. Moderna. 1989. p.49
ARRIBAS (2004, p. 32),
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004
BLOCH, Marc, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.
BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985
BRASIL O que é Educação. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
_________ Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Senado. Federal, Brasília/DF: 1988.
_________ As desigualdades na escolarização no Brasil: Relatório de observação nº 4.
Estatuto da Criança e do adolescente. Lei nº 8069, de Julho de 1990.
_________ Lei de Diretrizes e base da Educação. Lei nº 9424, de Dezembro de 1996.
Brasília: Presidência da República, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ‐ CDES, 2ª Edição, 2011.
_________ Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade / Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 84 p.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini, São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
___________ O século XV e a Renovação Educativa; História da Educação. Tradução de Álvaro Lorencini – São Paulo, Editora UNESP, 1999.
DIAS, Rui dos Anjos, Filosofia. Coimbra: Livraria Almeida Editora, 1972.
FILHO, Cícero João da Costa. A Padaria Espiritual: cultura e política em Fortaleza no final do século XIX (1892 - 1898) Cícero João da Costa Filho. Orientador Prof. Dr Marcos Francisco Napolitano Eugênio. SP, 2007.
CARVALHO, Carlos Leôncio. Decreto nº 7.247 de 19 de abril de 1879–Reforma do Ensino Primário e Secundário do Município da Corte e o Superior em todo o Império
Decreto n. 981 - de 8 de novembro de 1890, titulo V - do ensino secundário, art. 25 e art. 26. Obs.: A grafia das palavras está de acordo com o texto original.
FIGUEIRÓ, Ana Lúcia (2001). “Redefinição política ou despolitização: as concepções de terceiro se torno Brasil”. Revista Katálysis, n 5.
_____________ Entre o Assistencialismo e a emancipação: uma análise da relação entre estado e sociedade civil, a partir das experiências do Programa Bolsa Família no entorno do Distrito Federal. Brasília, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. p. 107. Editora Paz e Terra LTDA. Rio de Janeiro. 1967.
_____________ Pedagogia do oprimido, 17º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________ Pedagoga da Autonomia, 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
GILES, T. Ransom. História da Educação. São Paulo: E.P.U. 1987
GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia Crítica: alternativas de mudanças. 19ª ed. Porto Alegre: Mundo Jovem. 1989
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Informe estatístico do MEC revela melhoria do rendimento escolar. 1998. Disponível em http://portal.inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=19141&version=1.0, acesso em 04 de novembro de 2013.
IPEA47. Code 2011. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar na Região Metropolitana de Fortaleza. Vitor Borges Monteiro, Elano Ferreira Arruda - Área Temática 2º – Educação e Desenvolvimento.
KLEIN, Ralph W. Israel no Exílio: uma interpretação teológica. São Paulo: Paulinas. 1990.
LDBEN. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Art. 36.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 6. ed., São Paulo: Loyola. 1984.
________, José C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990
LIENHARD, Marc. A Reforma. A rebeldia de Lutero: por Deus, contra a Igreja. Coleção História Viva, São Paulo, n. 22, p. 66-72, ago. 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições / Cipriano Carlos Luckesi. - 17ª. ed. - São Paulo: Cortex, 2005.
_____________ Cipriano C. Filosofia da Educação 6 reimp. São Paulo: Cortez, 1993.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 13 ed. São Paulo: Nacional, 1981.
_____________ Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 14 ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1983
MANACORDA, Mario A. História da Educação. Da antiguidade aos nossos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez. 2006.
MONDIN, Baptista, Curso de Filosofia: Os Filósofos do Ocidente. Vol.2, 2ª ed. São Paulo: Edições Paulinas, 1981.
MONTESSORI, Maria et al, Pedagogias do século XX. Porto Alegre: Artimed, 2003.
MOUSNIER, Roland. Os progressos da civilização europeia. In.: IGC. São Paulo: Difel, 1960.
NEVES, Pedro A., MAIA, Cristina e BAPTISTA, Dalila, Clube de História. 8º ano, Porto: Porto Editora, 2001.
NETO, Lopes. Jornal de Pediatria - Vol. 81, Nº5(Supl), 2005 S165.
OLSON, Roger E. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. Tradução Gordon Chown. São Paulo: Vida, 2001.
OZMON, Howard A. and CRAVER, Samuel M. Philosophical Foundation of Education. 2nd ed., USA: Bell end Howel Company, 1981.
PILETTI, Claudino. Didática geral; 2ª ed. 2004. Editora Ática.
_______, Nelson. História da Educação no Brasil. 7 ed. São Paulo: Ática, 2002.
PONCE, Aníbal, Educação e Luta de Classes. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia Pedagógica – edição comentada. Porto Alegre: Artmed, 2003.
_______, A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
_______, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
WALLON, Henri. As Origens do Caráter na Criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
_______, Henri. As Origens do Pensamento na Criança. São Paulo: Manole, 1989.
_______, Henri. Psicologia e Educação da Criança. Lisboa: Vega, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.