UM REVIEW HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO PERIODO JESUÍTICO AO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Daniel Mendonça da Paixão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3981

Palavras-chave:

Educação. Processo Histórico. Ensino-Aprendizagem

Resumo

Embora polêmica e sem confirmação, essa fase da Educação foi desenvolvida entre os grupos primitivos, tal fato se dava de forma simplória e espontânea, sendo desenvolvido por meio de imitação e sucessivas repetições. Inicialmente, as práticas do aprender estavam relacionadas às atividades de sobrevivência tais como: o ato de pesca, caça, desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais etc. Também neste período, o aprendizado e os ensinamentos estavam baseados em diferentes observações relacionadas aos aspectos meteorológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra, que com o passar dos séculos tornaram-se parte da educação dos jovens como uma disciplina, voltados para a defesa da comunidade local. É importante ressaltar que, nesse período, não se pode falar em escola dentro de um processo formal, já que não existia a escola institucionalizada. A História da Educação no Brasil, seus altos e baixos, recuos e avanços é o objetivo geral deste artigo, que apresenta o trabalho dos jesuítas até chegar aos dias da LDB de 1996, que trouxe avanços, os quais estão sendo alterados pelo atual governo do Brasil. E de maneira mais específica, ainda objetiva a formação crítica do indivíduo.

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Biografia do Autor

Daniel Mendonça da Paixão

UFC - Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

18/09/2023

Como Citar

Mendonça da Paixão, D. (2023). UM REVIEW HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO PERIODO JESUÍTICO AO BRASIL CONTEMPORÂNEO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493981. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3981

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

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