POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ E O FORTALECIMENTO DA INSTITUIÇÃO MEDIANTE A UNICIDADE DO SLOGAN/MOTE OU LEMA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4315Palavras-chave:
Mote, Lema, UnicidadeResumo
A Polícia Militar do Paraná abrange um papel de singular importância quando o assunto é a segurança pública, contemplando, por conseguinte, diversas funções que lhes são intrínsecas, por exemplo, a manutenção da ordem, a resposta a emergências, assim como a colaboração com outras agências. Consiste em um papel multifacetado quando se está diante da manutenção da ordem e do bem-estar da população, cuja presença é imprescindível para garantir um ambiente seguro e tranquilo para os cidadãos. Há uma diversidade de unidades da polícia militar, como, por exemplo, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPAMB), o Batalhão de Polícia do Trânsito (BPTran), sem se olvidar do Regimento de Polícia Montada (RPMON) entre outras especializadas e unidades de área. Algumas unidades da Polícia Militar do Paraná possuem o seu respectivo mote/lema, sendo necessário averiguar no decorrer desta pesquisa se este fator pode contribuir ou não para o enfraquecimento da instituição como um todo. O principal objetivo é compreender o fortalecimento da instituição da Polícia Militar do Paraná mediante a unicidade do slogan/mote ou lema. Como procedimento metodológico, foi utilizada a revisão bibliográfica, de maneira que, além das obras literárias a respeito do tema, igualmente foram utilizados nesta pesquisa documentos correlatos à Polícia Militar do Paraná, para a sua melhor delimitação. Os principais resultados alcançados foram no sentido de que a unicidade do slogan/mote ou lema é um meio de tornar a aludida instituição mais fortalecida, esperando-se, assim, que esta medida venha a ser tomada, futuramente, como meio de tornar único os objetivos propostos.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 14 out. 2023.
CESCONETTO, Cláudia Ferreira da Silva. Um olhar sobre o significado do slogan da escola de formação de oficiais: “aqui se forja o caráter miliciano”. Brazilian Journal os Development, Curitiba, v. 9, n. 3, p. 9827-9854, mar., 2023.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel. Notas sobre o Estado e Política. Tradução: Luiz Sérgio Henriques; Marco Aurélio Nogueira; Carlos Nelson Coutinho. Cadernos do Cárcere. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
LENZA, Pedro. Direito constitucional. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Técnicas e procedimentos de comunicação social. Exército Brasileiro. Centro de Comunicação Social do Exército, 2017.
MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 30. ed. São Paulo: Atlas, 2014. PADILHA, Rodrigo. Direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Método, 2014.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ. Portaria do Comando-Geral nº 273 , de 08 de março de 2022. Estado do Paraná. Estado-Maior.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ. Portaria do Comando-Geral nº 845, de 19 de setembro de 2022. Estado do Paraná. Estado-Maior. 1ª Seção.
PRIBERAM DICIONÁRIO. Pesquisa. Disponível em:
<https://dicionario.priberam.org/>. Acesso em: 06 out. 2023.
SILVA, José Guilherme Rodrigues da. Roma e a interpretação de domínio do mundo no contexto das guerras púnicas: uma leitura das histórias, de Políbio. Espírito Santo: UFES, 2010.
SILVA, Zander Campos da. Dicionário de marketing e propaganda. Rio de Janeiro: Pallas, 1976.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ. Curso de Planejamento e Projetos da PMPR é encerrado no TRE-PR. Disponível em:
<https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Julho/curso-de-planejamento-e- projetos-da-pmpr-e-encerrado-no-tre-pr>. Acesso em: 06 out. 2023.
TZU, Sun. A arte da guerra. Tradução: culturabrasil.org. Cultura Brasil, 2010.
VARGAS, Denise. Manual de direito constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
VERDE-OLIVA. A Comunicação Social no Exército Brasileiro. Brasília, ano XXXIX, n. 211, abr./mai./jun., 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.